Projetos > Trilha Tech
Trilha Tech
Letramento Digital para decodificar o mundo e reprogramar trajetórias
Acreditamos que por meio da Educação Digital os estudantes terão mais condições de trilhar trajetórias transformadoras, rumo a um lugar digno e potente no mundo atual.
Beneficiários diretos até 2023
450 estudantes e 120 professores
Alcance Indireto
54.000 estudantes da Diretoria Regional de Ensino Pirituba.
Onde acontece
São Paulo – SP
Eixo Prática
O Trilha Tech promove o acesso à tecnologia – digital de ponta e de ponta dos dedos -, a compreensão de suas lógicas e o uso significativo de suas linguagens, por meio de oficinas que desenvolvem o protagonismo das crianças e jovens que se apropriam e utilizam ferramentas variadas para se expressar, comunicar projetos autorais e aprender conteúdos curriculares, de forma ativa e contextualizada.
O TT na escola promove o acesso à tecnologia digital, a compreensão de suas lógicas e o uso significativo de suas linguagens, por meio de uma trilha de oficinas que desenvolve o protagonismo dos jovens que se apropriam e utilizam ferramentas digitais variadas para modelar e comunicar projetos autorais realizados na escola e seu entorno.
O projeto acontece dentro da grade horária da escola parceira com duas aulas semanais, conduzida pelos educadores do Catalisador em parceria com os professores e conta com a Plataforma Significa para registro, documentação e autoavaliação dos aprendizados pelos estudantes.
Eixo Pesquisa
Todo o conteúdo produzido para o Trilha Tech com os estudantes é sistematizado em formato digital e disponibilizado no site e outras redes sociais do Instituto Catalisador. Esses guias de atividade são um ponto de partida para que educadores de todo o Brasil possam também colocar a mão na massa e desenvolver propostas transformadoras com suas turmas. Por meio desses materiais, construímos pontes entre os saberes e práticas locais – gerados nos territórios em que atuamos diretamente – e muitos outros lugares espalhados pelo país.
Todo o conteúdo produzido para a Trilha Tech com os estudantes será sistematizado em formato digital e disponibilizado no site e outras redes sociais do Instituto Catalisador. Esses guias de atividade são um ponto de partida para que educadores de todo o Brasil possam também colocar a mão na massa e desenvolver propostas transformadoras com suas turmas. Por meio desses materiais, construímos pontes entre os saberes e práticas locais – gerados nos territórios em que atuamos diretamente – e muitos outros lugares espalhados pelo país.
Guias produzidos em projetos anteriores também continuam disponíveis para inspirar práticas por todos os cantos.
Eixo Conexão
Realizamos encontros com os professores da escola parceira para que eles vivenciem situações formativas em homologia de processos e assim, compartilhar os princípios metodológicos que embasam nossa prática.
Os encontros têm como bibliografia básica a publicação Caderno no Educador Mão na Massa, escrito e lançado pelo Instituto Catalisador em 2021 e o livro Rodas de Invenções: Guia de Mediação.
Realizamos encontros mensais com os professores da escola para que possamos compartilhar os registros e documentação do que está acontecendo no Trilha Tech a partir da experimentação de atividades semelhantes às que os estudantes estão fazendo, tendo como base a potência de propostas mão na massa para engajar os adolescentes em aprendizagens profundas e retomar o vínculo com a escola.
Os encontros têm como bibliografia básica a publicação Caderno no Educador Mão na Massa, escrito e lançado pelo Instituto Catalisador em 2021, que foi entregue aos participantes.
Além disso, teremos encontros com os POEDs (Professores Orientadores de Educação Digital da Diretoria Regional de Pirituba) para compartilhamento das práticas e contextualização das mesmas para que sejam realizadas em toda a rede, que contempla 60 escolas municipais.
“… que a tecnologia seja utilizada de maneira democrática e justa para empoderar, permitir a expressão de diferentes vozes e garantir que as pessoas cresçam com um papel ativo na sociedade”.
Mitchel Resnick, professor e pesquisador do MIT, em entrevista para o Porvir (julho de 2020)