Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Aula de Português mão na massa – Fake News

Foi uma experiência incrível, os alunos puderam trabalhar gêneros textuais de uma forma dinâmica e com a “mão na massa”. Trabalhando dentro dessa rotina foi possível perceber um maior engajamento dos alunos bem como uma maior atenção durante a aplicação do Rodas. Parece que fixaram melhor o conteúdo que aprenderam nessa aula do laboratório.

Autoria

Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

9° ano / 14 e 15 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Língua Portuguesa
Tecnologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Cultura digital
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Crônica: O Assalto, por abordar o assunto relevante atualmente, fake news.

Roda Mão na Massa

Provocação

Foram usadas duas e os alunos poderiam escolher qual das duas iriam usar: 1 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a contar uma narrativa sobre um acontecimento corriqueiro, do seu cotidiano, que tenha sido significativo para você. 2 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a narrar uma crônica que tem Fake News como fio condutor.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Não usamos os kits, usamos outros materiais como: pedaços de papelão, luzinhas de led, bateria, massinha, cola quente, palito de picolé, palito de churrasco, barbante, pregador de roupas, pincel, tesoura, etc.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Os alunos foram convidados a criar e contar uma narrativa e depois registrar no Padlet um resumo junto com as imagens dos artefatos que criaram. Em um segundo momento, durante as aulas de Língua Portuguesa, puderam voltar ao padlet para olhar as imagens dos artefatos e se inspirar para escreverem suas crônicas.

O que faria diferente numa próxima?

Acho que funcionou bem assim, mas teria sido bom ter mais tempo para a Roda de Narrativas.

Como foi a participação dos estudantes?

Até alunos com maior dificuldade de concentração e participação conseguiram se envolver ativamente durante o desenvolvimento da atividade.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam a trabalhar em grupo, a usar e valorizar sua criatividade.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar