Blog

Parceria Catalisador e EMEF Estação Jaraguá

06/07/2023
Categorias:

Na EMEF Estação Jaraguá, mais uma etapa do projeto Trilha Tech na Escola foi realizada, promovendo o encontro entre a educação e a tecnologia. Esse projeto tem como objetivo oferecer oficinas presenciais nas escolas municipais em parceria com os Professores Orientadores de Educação Digital da Diretoria Regional de Educação Pirituba – Jaraguá.

Durante o mês de maio de 2023, as Manhãs e Tardes Catalisadoras foram iniciadas nesta região – Pirituba e Jaraguá -, trazendo um novo formato para o projeto. Essa abordagem prática e dinâmica permite uma experiência enriquecedora para os estudantes, promovendo o aprendizado de forma envolvente e interativa. Essa trilha foi desenvolvida em parceria com a POED Tatiani Ribeiro.

A Tatiani queria fazer com seus alunos uma oficina de Tinkercad, com a temática racismo. Então, em abril, realizamos uma reunião de planejamento para pensarmos de que forma poderíamos aliar a tecnologia da plataforma de modelagem 3D com uma temática tão importante, o que se mostrou um verdadeiro desafio. 

Depois de uma produtiva conversa, as ideias começaram a se encaixar e as sugestões passaram a fazer sentido. Chegamos a um consenso: desenvolver um monumento que resgate a memória das personalidades que foram excluídas dos livros didáticos e apagadas ao longo da história. 

As primeiras duas aulas desta trilha foram mediadas somente pela POED Tatiani, que apresentou aos alunos alguns monumentos e realizou uma primeira experimentação no Tinkercad. Na terceira aula, nós estivemos com as turmas do 7º e dos 8º anos, e demos continuidade à oficina, fazendo uma breve discussão sobre história, memória e preservação. Perguntamos aos alunos o significado de monumento e qual sua função em nossa sociedade. Quais monumentos eles conheciam e quais grupos são representados neles?

Em seguida, partimos para a prática, após provocá-los a  contar a história daqueles que foram silenciados ao longo dos anos a partir da construção de um monumento. Primeiro construíram com as pontas dos dedos o rascunho tridimensional na massinha, para depois o reproduzirem na plataforma digital.

Escultura em massinha representando um escravo acorrentado, simbolizando a violência que o grupo enfrentava durante o período colonial e a mesma escultura reproduzida no Tinkercad.

Devido à duração de apenas 45 minutos da aula com as turmas, muitos alunos tiveram apenas tempo para esboçar suas criações com a massinha de modelar. Por isso, realizamos uma reunião online, contando com a presença da Tatiani para colocarmos a mão na massa virtualmente e nos desenvolvermos no uso do Tinkercad. 

Momentos da proposta: pesquisa para referências e modelagem na massinha, modelagem 3D no Tinkercad.

Os próximos passos envolvem os estudantes construírem seus monumentos na plataforma de modelagem 3D. E aí, quem sabe a escola não poderia imprimir essas criações em uma impressora 3D, permitindo que os alunos tenham uma representação física permanente que reforçará a importância desses grupos em nossa sociedade? 

Estamos entusiasmados com o que está por vir!

Ficou querendo saber mais sobre a atividade com Tinkercad?

Baixe nosso Guia de Práticas aqui e mãos à obra, ou melhor, mão na massa, melhor ainda, mãos na massinha!