Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Da minha janela

A interação das crianças com a proposta foi surpreendente.

Autoria

Profª Isildinha Stambowisky

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

7/8 anos - turma de 2º ano

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Repertório cultural
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

O Tema foi o livro " Da minha Janela", do Otávio Junior.

Roda Mão na Massa

Provocação

"E se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas? O que você gostaria de ver através dela?"

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim, foi usado o kit do Roda de Invenções.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Após a provocação, as crianças foram convidadas a partilhar o que elas tinham construído fazendo uma exposição da construção.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Da minha janela mágica eu vejo: um cavalo marinho (Nicolas) uma casa mágica (Sophia Viana)

O que faria diferente numa próxima?

Acho que deu tudo certo.

Como foi a participação dos estudantes?

Eles amaram, fizeram várias perguntas e interagiram muito no momento da montagem. Ouviram as narrativas dos amigos com muita atenção.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Trabalhar em grupo Ser solidário Compartilhar Trabalho com a oralidade.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar