Rodas de Invenções > Relatos de Professores

DA MINHA JANELA

Fiquei surpreso com a capacidade criativa das crianças e como não tiveram medo de escrever depois de produzir algo prático.

Autoria

Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

10 e 11 anos

Motivações

- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Livro "Da minha janela" - Otávio Júnior

Roda Mão na Massa

Provocação

O que eu vejo da minha janela? O que eu gostaria de ver?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Fiz a leitura compartilhada com os alunos e durante a mesma fomos comentando cada parte. Em seguida os alunos manusearam o livro e receberam as peças para que pudessem criar o que viam da janela. Depois eles falaram oralmente sobre o que viam de suas janelas e o que gostariam de ver e ainda escreveram sobre o que construíram.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Em um dos relatos, as alunas Stefany e Thauany disseram que de suas janelas viam o movimento e vai e vem de pessoas, os caminhões de mudanças que chegam e saem todos os dias da favela. Também relataram que se vê muitas brigas, músicas altas, usuários de drogas... E um outro relato, uma aluna fala que de sua janela vê a sua falecida avó, uma pessoa muito querida que gostaria que estivesse ali.

O que faria diferente numa próxima?

Teria dado uma folha maior e sem limites para que produzissem a escrita livremente.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente. Todos participaram.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam socializar, compartilhar, ouvir e escrever sem medo.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar