
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Cada aluno tinha uma visão sobre os robôs e como eles poderiam ser úteis/prejudiciais

Autoria
Guilherme Castro

Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes
20
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Cultura digital
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Tema: Os robôs e IAs são nossos amigos ou inimigos? Livro: Meu amigo robô. A partir da habilidade da BNCC: (EF07CI01)
Roda Mão na Massa
Provocação
Qual é a opinião dos alunos sobre robôs e IAs? Eles são bons ou ruins para as pessoas?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos os kits, solicitamos eles para o Instituto catalisador e os recebemos.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Cada aluno teve um momento para explicar se o robô que criou era bom ou ruim, como ele deveria se parecer e qual era sua função (Benéfica ou prejudicial).
O que faria diferente numa próxima?
Perguntas mais engajantes
Como foi a participação dos estudantes?
Foram bem participativos e interessados em suas invenções
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acredito que a atividade os ajudou a refletir sobre os papéis dos robôs/IAs e tecnologias na sociedade e nas relações com os humanos
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional