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Se criança governasse o mundo

O que mais me surpreendeu ao implementar essa Roda foi a reação inicial dos estudantes ao manipular os materiais não estruturados. No começo, percebi um misto de curiosidade e hesitação, pois muitos não estavam acostumados a ter liberdade para criar e explorar sem fitas e colas para manter as estruturas de pé. No entanto, à medida que interagiam com os materiais, começaram a demonstrar um encantamento genuíno, formulando ideias inesperadas e soluções criativas. Esse momento revelou o quanto a autonomia e o protagonismo infantil podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais significativa e envolvente. Além disso, foi fascinante observar como cada criança interpretava os desafios de forma única, reforçando a importância de um ambiente que estimule a experimentação e a expressão livre do pensamento.

Autoria

Melina Santos

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos

Motivações

- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Geografia
História
Matemática

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

O tema escolhido foi "Cidade das Crianças", e a leitura selecionada foi o livro "Se a Criança Governasse o Mundo". Escolhi essa leitura porque ela estimula a imaginação e o protagonismo infantil, permitindo refletir sobre como seria uma cidade pensada a partir do olhar das crianças. Além disso, o livro traz uma perspectiva lúdica e crítica sobre a sociedade, incentivando a empatia, a criatividade e a participação ativa das crianças na construção de um mundo melhor.

Roda Mão na Massa

Provocação

Se você e seu grupo governassem o mundo, qual seria a primeira coisa que construíram?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim, foi utilizado o kit Roda das invenções a partir do projeto Catalise sua escola.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Como estratégia de compartilhamos utilizamos o registro em folha sobre o que contruíram e roda de conversa.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

As narrativas que surgiram foram no início da proposta, onde os estudantes estavam muito atrelados a estruturas convencionais de construção e sem a cola e fita para ligar as peças acabaram mencionando que não sabiam o que produzir. Logo, com a mediação e orientação sobre os materiais não estruturados, os estudantes começaram a ter um novo olhar para as peças. Por fim, cada peça ganhou uma nova função.

O que faria diferente numa próxima?

Deixaria que eles explorassem os materiais sem uma instrução prévia. Para depois, iniciar a Roda.

Como foi a participação dos estudantes?

Os estudantes participaram ativamente e engajados.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A partir dessa proposta, acredito que os estudantes desenvolveram habilidades fundamentais, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao interagir com os materiais não estruturados, eles exercitaram a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico, buscando diferentes formas de resolver problemas e expressar suas ideias. Além disso, a atividade incentivou a colaboração e a comunicação, pois muitos trocaram experiências, negociaram soluções e trabalharam juntos para concretizar suas ideias. Outro aspecto importante foi o fortalecimento da autonomia e da confiança, pois tiveram liberdade para explorar, errar e recomeçar sem medo. Esse processo os ajudou a perceber que não há um único caminho ou resposta certa, estimulando uma postura investigativa e curiosa diante dos desafios. No contexto do tema "Cidade das Crianças", eles também refletiram sobre suas próprias necessidades e desejos para o ambiente em que vivem, desenvolvendo um olhar mais crítico e participativo sobre a sociedade.

Se inspirou com essa prática?

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  • Se criança governasse o mundo

    Autoria

    Melina Santos

    Idade dos participantes

    Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos

    Componente Currícular

    Geografia, História, Matemática

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional