
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Engenhocas para um mundo melhor
Fiquei surpresa com a imensa criatividade das crianças no desenvolver da engenhoca, sua capacidade de buscar alternativas diferentes para construir algo. Atenção total da turma, com muito engajamento e curiosidade!

Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
8/9
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Arte
História
Língua Portuguesa
Matemática
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
" Você troca" de Eva Furnari
Roda Mão na Massa
Provocação
A realização da Roda de Invenções trouxe ganhos imensuráveis. Foi incorporada ao nosso projeto “Eu no Mundo”, no qual trabalhamos as habilidades socio-emocionais, para além da vivência escolar. É um projeto que contribui de forma bastante significativa para a formação dos estudantes e para as suas relações com a sociedade dentro e fora do ambiente escolar. A partir da leitura do livro “ Você troca” de Eva Furnari, foi proposta a atividade de desenvolver uma engenhoca que, de alguma forma, pudesse resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo, como mostram as fotos. Criar engenhocas possibilitou o despertar da imaginação das crianças, aguçou sonhos e esperança de um mundo melhor.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim!
Os materiais foram separados e ficaram disponíveis para que cada aluno pudesse escolher e criar sua engenhoca.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Foi proposto a escrita do nome da engenhoca e sua função. Depois contaram oralmente sobre porque criaram e como ela poderia ajudar a resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo!
O que faria diferente numa próxima?
Irei incentivar a criação de material com sucatas.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
TODAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CITADAS ACIMA, COMO EMPATIA, COOPERAÇÃO, COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, USO DA CRIATIVIDADE, ENTRE OUTROS.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar