Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Engenhocas para um mundo melhor

Fiquei surpresa com a imensa criatividade das crianças no desenvolver da engenhoca, sua capacidade de buscar alternativas diferentes para construir algo. Atenção total da turma, com muito engajamento e curiosidade!

Autoria

Profª Rafaella e alunos do 3° ano

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

8/9

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Arte
História
Língua Portuguesa
Matemática

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

" Você troca" de Eva Furnari

Roda Mão na Massa

Provocação

A realização da Roda de Invenções trouxe ganhos imensuráveis. Foi incorporada ao nosso projeto “Eu no Mundo”, no qual trabalhamos as habilidades socio-emocionais, para além da vivência escolar. É um projeto que contribui de forma bastante significativa para a formação dos estudantes e para as suas relações com a sociedade dentro e fora do ambiente escolar. A partir da leitura do livro “ Você troca” de Eva Furnari, foi proposta a atividade de desenvolver uma engenhoca que, de alguma forma, pudesse resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo, como mostram as fotos. Criar engenhocas possibilitou o despertar da imaginação das crianças, aguçou sonhos e esperança de um mundo melhor.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim!

Os materiais foram separados  e  ficaram disponíveis para que cada aluno pudesse escolher e criar sua engenhoca.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Foi proposto a escrita do nome da engenhoca e sua função. Depois contaram oralmente sobre porque criaram e como ela poderia ajudar a resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo!

O que faria diferente numa próxima?

Irei incentivar a criação de material com sucatas.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

TODAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CITADAS ACIMA, COMO EMPATIA, COOPERAÇÃO, COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, USO DA CRIATIVIDADE, ENTRE OUTROS.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar