Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Engenhocas para um mundo melhor

Fiquei surpresa com a imensa criatividade das crianças no desenvolver da engenhoca, sua capacidade de buscar alternativas diferentes para construir algo. Atenção total da turma, com muito engajamento e curiosidade!

Autoria

Profª Rafaella e alunos do 3° ano

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

8/9

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Arte
História
Língua Portuguesa
Matemática

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

" Você troca" de Eva Furnari

Roda Mão na Massa

Provocação

A realização da Roda de Invenções trouxe ganhos imensuráveis. Foi incorporada ao nosso projeto “Eu no Mundo”, no qual trabalhamos as habilidades socio-emocionais, para além da vivência escolar. É um projeto que contribui de forma bastante significativa para a formação dos estudantes e para as suas relações com a sociedade dentro e fora do ambiente escolar. A partir da leitura do livro “ Você troca” de Eva Furnari, foi proposta a atividade de desenvolver uma engenhoca que, de alguma forma, pudesse resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo, como mostram as fotos. Criar engenhocas possibilitou o despertar da imaginação das crianças, aguçou sonhos e esperança de um mundo melhor.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim!

Os materiais foram separados  e  ficaram disponíveis para que cada aluno pudesse escolher e criar sua engenhoca.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Foi proposto a escrita do nome da engenhoca e sua função. Depois contaram oralmente sobre porque criaram e como ela poderia ajudar a resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo!

O que faria diferente numa próxima?

Irei incentivar a criação de material com sucatas.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

TODAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CITADAS ACIMA, COMO EMPATIA, COOPERAÇÃO, COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, USO DA CRIATIVIDADE, ENTRE OUTROS.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • LÚCIA JÁ VOU INDO

    Autoria

    Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

    Idade dos participantes

    7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

    Componente Currícular

    Geografia, Língua Portuguesa

  • Oficina de férias: O Coiso Estranho

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Eram alunos variados, de seis a nove anos.

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • O Jardim Curioso

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

    Componente Currícular

    Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Criando com Lolo Barnabé e Brisa

    Autoria

    Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Acima de 30 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Feijão Suculento

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.

    Componente Currícular

    Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Engenhocas para um mundo melhor

    Autoria

    Profª Rafaella e alunos do 3° ano

    Idade dos participantes

    8/9

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática

  • Aula de Português mão na massa – Fake News

    Autoria

    Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

    Idade dos participantes

    9° ano / 14 e 15 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Barco da Criatividade

    Autoria

    Sandra Elias e Roberta Taffarello

    Idade dos participantes

    18-70

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Rodas de Invenções e Mitologia Grega

    Autoria

    Pamella Matos e Simone Ledermann

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    História

  • Ano Novo com Engenhocas Criativas

    Autoria

    Profª Sandra Elias

    Idade dos participantes

    7 a 10 anos

    Componente Currícular

    Tecnologia