
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Engenhocas para um mundo melhor
Fiquei surpresa com a imensa criatividade das crianças no desenvolver da engenhoca, sua capacidade de buscar alternativas diferentes para construir algo. Atenção total da turma, com muito engajamento e curiosidade!

Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
8/9
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Arte
História
Língua Portuguesa
Matemática
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
" Você troca" de Eva Furnari
Roda Mão na Massa
Provocação
A realização da Roda de Invenções trouxe ganhos imensuráveis. Foi incorporada ao nosso projeto “Eu no Mundo”, no qual trabalhamos as habilidades socio-emocionais, para além da vivência escolar. É um projeto que contribui de forma bastante significativa para a formação dos estudantes e para as suas relações com a sociedade dentro e fora do ambiente escolar. A partir da leitura do livro “ Você troca” de Eva Furnari, foi proposta a atividade de desenvolver uma engenhoca que, de alguma forma, pudesse resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo, como mostram as fotos. Criar engenhocas possibilitou o despertar da imaginação das crianças, aguçou sonhos e esperança de um mundo melhor.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim!
Os materiais foram separados e ficaram disponíveis para que cada aluno pudesse escolher e criar sua engenhoca.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Foi proposto a escrita do nome da engenhoca e sua função. Depois contaram oralmente sobre porque criaram e como ela poderia ajudar a resolver algum problema que eles identificam no mundo. O resultado foi encantador e muito criativo!
O que faria diferente numa próxima?
Irei incentivar a criação de material com sucatas.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
TODAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CITADAS ACIMA, COMO EMPATIA, COOPERAÇÃO, COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, USO DA CRIATIVIDADE, ENTRE OUTROS.