Rodas de Invenções > Relatos de Professores

A Invenção de Hugo Cabret

Os estudantes perceberam a importância de sermos movidos pelo amor e pela vontade verdadeira de fazer aquilo que acreditamos e a que nos propomos. Além dos ensinamentos e conexões que fizeram, puderam perceber o poder de mudança e de construção que possuem. Foi um projeto muito enriquecedor!

Autoria

Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

Contexto

Escola particular

Idade dos participantes

Em torno de 12 anos - 7º ano

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Arte
História
Língua Portuguesa
Tecnologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Livro: A invenção de Hugo Cabret. O livro fazia parte da lista de paradidáticos. Além de desenvolver o espírito crítico e leitor, os objetivos eram: Analisar comparativamente, no cinema e na literatura, a história do herói infanto-juvenil A invenção de Hugo Cabret; Compreender a relação entre Primeira Guerra Mundial e o cotidiano das pessoas; Refletir sobre as relações entre a arte e a tecnologia; Conhecer a história dos primórdios do cinema e dos efeitos especiais; Identificar problemas sociais a partir da criação de um “autômato”; Analisar as conexões físicas feitas no objeto e associar o objeto à obra lida; Apontar possíveis soluções para os problemas levantados; Propor atividade de mecânica e tecnologia analogicamente associadas a problemas reais.

Roda Mão na Massa

Provocação

"Qual o problema social que mais o incomoda?" A proposta foi a criação de um objeto que representasse algo que os estudantes consideraram um grande problema social. Essa construção está relacionada ao autômato (importante engenharia que produz movimento, mencionada no livro) e foi retomada ao final da leitura da obra. Fiquei surpresa com a dificuldade dos alunos em conectar as peças e pensar no que poderiam construir.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim, usei as peças do kit cortadas em cortadora laser e usei os conectores (barbante, gominhas amarelas de dinheiro, mini pregadores).

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Fizemos a partilha em roda, após a confecção do “autômato”. Os estudantes também puderam levar para casa o "autômato" criado pelo grupo na oficina maker.

O que faria diferente numa próxima?

Faria um autômato antes da leitura e um após.

Como foi a participação dos estudantes?

Foi uma participação significativa. Demonstraram interesse no projeto.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Passaram a pensar mais em como criar estratégias para resolver os problemas sociais apontados por eles.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar