
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
A Invenção de Hugo Cabret
Os estudantes perceberam a importância de sermos movidos pelo amor e pela vontade verdadeira de fazer aquilo que acreditamos e a que nos propomos. Além dos ensinamentos e conexões que fizeram, puderam perceber o poder de mudança e de construção que possuem. Foi um projeto muito enriquecedor!

Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

Contexto
Escola particular

Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
História
Língua Portuguesa
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Livro: A invenção de Hugo Cabret. O livro fazia parte da lista de paradidáticos. Além de desenvolver o espírito crítico e leitor, os objetivos eram: Analisar comparativamente, no cinema e na literatura, a história do herói infanto-juvenil A invenção de Hugo Cabret; Compreender a relação entre Primeira Guerra Mundial e o cotidiano das pessoas; Refletir sobre as relações entre a arte e a tecnologia; Conhecer a história dos primórdios do cinema e dos efeitos especiais; Identificar problemas sociais a partir da criação de um “autômato”; Analisar as conexões físicas feitas no objeto e associar o objeto à obra lida; Apontar possíveis soluções para os problemas levantados; Propor atividade de mecânica e tecnologia analogicamente associadas a problemas reais.
Roda Mão na Massa
Provocação
"Qual o problema social que mais o incomoda?" A proposta foi a criação de um objeto que representasse algo que os estudantes consideraram um grande problema social. Essa construção está relacionada ao autômato (importante engenharia que produz movimento, mencionada no livro) e foi retomada ao final da leitura da obra. Fiquei surpresa com a dificuldade dos alunos em conectar as peças e pensar no que poderiam construir.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, usei as peças do kit cortadas em cortadora laser e usei os conectores (barbante, gominhas amarelas de dinheiro, mini pregadores).
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Fizemos a partilha em roda, após a confecção do “autômato”. Os estudantes também puderam levar para casa o "autômato" criado pelo grupo na oficina maker.
O que faria diferente numa próxima?
Faria um autômato antes da leitura e um após.
Como foi a participação dos estudantes?
Foi uma participação significativa. Demonstraram interesse no projeto.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Passaram a pensar mais em como criar estratégias para resolver os problemas sociais apontados por eles.