Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Amoras – Emicida

A disposição dos alunos em abrir o coração para falar de um assunto que as vezes pode ser muito caro no caso ( medo )

Autoria

Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

entre 10 e 11 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Livro : Amoras ( Emicida) Escolhi esse livro por acreditar que o tema nos leva a buscar subjetividade.

Roda Mão na Massa

Provocação

Do que você tem medo? E Por quê?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usei o Kit

Dividi em cinco “porções” os materiais

Dividi a turma em cinco grupos, para facilitar na hora de trabalhar com os materiais

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Os alunos compartilharam oralmente a sua produção e depois que todos compartilharam, fomos para o registro escrito.

O que faria diferente numa próxima?

Daria mais tempo aos alunos para conversarem e refletirem

Como foi a participação dos estudantes?

Muito legal, eles gostaram de conhecer o material, e também curtiram muito falar sobre o que produziram

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam a refletir sobre os sentimentos que as vezes até escondemos ( medo ) mas que todos temos em algum momento da vida.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar