
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Amoras – Emicida
A disposição dos alunos em abrir o coração para falar de um assunto que as vezes pode ser muito caro no caso ( medo )

Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro : Amoras ( Emicida) Escolhi esse livro por acreditar que o tema nos leva a buscar subjetividade.
Roda Mão na Massa
Provocação
Do que você tem medo? E Por quê?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit
Dividi em cinco “porções” os materiais
Dividi a turma em cinco grupos, para facilitar na hora de trabalhar com os materiais
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos compartilharam oralmente a sua produção e depois que todos compartilharam, fomos para o registro escrito.
O que faria diferente numa próxima?
Daria mais tempo aos alunos para conversarem e refletirem
Como foi a participação dos estudantes?
Muito legal, eles gostaram de conhecer o material, e também curtiram muito falar sobre o que produziram
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a refletir sobre os sentimentos que as vezes até escondemos ( medo ) mas que todos temos em algum momento da vida.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar