Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Amoras – Emicida
A disposição dos alunos em abrir o coração para falar de um assunto que as vezes pode ser muito caro no caso ( medo )
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro : Amoras ( Emicida) Escolhi esse livro por acreditar que o tema nos leva a buscar subjetividade.
Roda Mão na Massa
Provocação
Do que você tem medo? E Por quê?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit
Dividi em cinco “porções” os materiais
Dividi a turma em cinco grupos, para facilitar na hora de trabalhar com os materiais
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos compartilharam oralmente a sua produção e depois que todos compartilharam, fomos para o registro escrito.
O que faria diferente numa próxima?
Daria mais tempo aos alunos para conversarem e refletirem
Como foi a participação dos estudantes?
Muito legal, eles gostaram de conhecer o material, e também curtiram muito falar sobre o que produziram
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a refletir sobre os sentimentos que as vezes até escondemos ( medo ) mas que todos temos em algum momento da vida.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar