Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Amoras – Emicida
A disposição dos alunos em abrir o coração para falar de um assunto que as vezes pode ser muito caro no caso ( medo )
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro : Amoras ( Emicida) Escolhi esse livro por acreditar que o tema nos leva a buscar subjetividade.
Roda Mão na Massa
Provocação
Do que você tem medo? E Por quê?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit
Dividi em cinco “porções” os materiais
Dividi a turma em cinco grupos, para facilitar na hora de trabalhar com os materiais
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos compartilharam oralmente a sua produção e depois que todos compartilharam, fomos para o registro escrito.
O que faria diferente numa próxima?
Daria mais tempo aos alunos para conversarem e refletirem
Como foi a participação dos estudantes?
Muito legal, eles gostaram de conhecer o material, e também curtiram muito falar sobre o que produziram
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a refletir sobre os sentimentos que as vezes até escondemos ( medo ) mas que todos temos em algum momento da vida.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar
Da minha janela
Autoria
Profª Isildinha Stambowisky
Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Vejo da minha janela…
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Componente Currícular
Alfabetização
“Lolo Barnabé”
Autoria
Professora Roberta
Idade dos participantes
8 e 9 anos
Componente Currícular
Ciências etc, História, Língua Portuguesa
Amoras – Emicida
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
JANELA PARA O FUTURO
Autoria
Suellen Alves
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Ei, ei, ei Vanderlei
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Idade dos participantes
8 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa