
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Como os alunos se envolveram na atividade, explorando os diversos formatos de peças e combinando de maneiras tão criativas. Eu aprendi muito com as invenções deles.
Fiquei emocionada ao vê-los saindo felizes da aula. Mostraram para a professora da sala.

Autoria
Profª Sandra Elias

Contexto
Escola particular

Idade dos participantes
7 a 10 anos
Motivações
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Tema: Boas vindas ao início do ano letivo de 2023 com uma atividade mão na massa.
Roda Mão na Massa
Provocação
Exploração livre com construção de engenhocas, deixando a imaginação e criatividade fluírem.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
– Algumas peças específicas do kit Catalisador de Rodas de invenções, selecionadas pela professora Sandra Elias, feitas na cortadora a laser usando papelão grosso. O Sr. Arnaldo, pai de uma aluna, fez o corte em sua empresa Inkubart em Vinhedo. Ele alterou o furo maior para que o tubete fosse encaixado.
- Na sala de aula, dei as boas vindas aos alunos e fiz a seguinte pergunta – “Vocês sabem o que faz um inventor?” (respostas diversas dos alunos).
- Fiz outra pergunta – “Vocês gostariam de ser inventores, nessa primeira aula?”. (respostas diversas dos alunos).
- – Então vou fazer um convite “O que vocês acham de criar algo usando a imaginação e criatividade?”
- No laboratório de Informática que também é sala maker, disponibilizei algumas peças e outros materiais como: barbante, adesivos, tubetes (tubos de bobinas da caixa registradora de mercado) canetinhas, bailarina (somente para os alunos do 2º ano) e diversas peças de papelão cortadas. Permiti que explorassem livremente os materiais distribuídos nas mesas.
- Pergunta disparadora: “Agora que vocês conheceram os materiais, o que imaginam criar?”
- Atividade mão na massa: Os alunos começaram a construir suas engenhocas.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
- Durante a criação, os alunos vinham para mostrar como estava ficando sua engenhoca, assim os amigos também conheciam o que estava sendo feito. - Cada aluno levantou, foi a frente da sala, compartilhou sua invenção, falando o nome da mesma, explicando sua utilidade e alguma observação que quisesse falar, como as dificuldades encontradas no processo ou uma curiosidade. - Cada um levou sua engenhoca para casa como presente de primeiro dia de aula de Turing. Mostraram para a família.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
- Canhão de guerra, com riqueza de detalhes, simulou uma guerra. - Um corrupio para brincar. O aluno ficou um tempo brincando. - Guarda-roupa para colocar as roupas de boneca. Fez algumas de papel. -
O que faria diferente numa próxima?
Acredito que para o objetivo que eu tinha que era permitir que os alunos inventassem engenhocas usando os materiais disponibilizados de forma livre e imaginativa, atingiu minhas expectativas. Para uma próxima atividade, utilizaria o kit que tenho com todas as peças, confeccionadas em madeira. Assim, ao término, pediria para desmontar e organizar o material para a próxima turma utilizar.
Como foi a participação dos estudantes?
Muito ativa, com empolgação e felizes com suas invenções.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
- Investigação de possibilidades e a liberdade de criação. - Reconhecimento de padrões no formato das peças. - Coordenação fina, ao utilizarem barbantes e lãs para unir as peças. - Criatividade. - Experimentação. - Trabalho em grupo, mesmo cada um fazendo o seu. - Compartilhar ideias. - Imaginação.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar