Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Aula de Português mão na massa – Fake News

Foi uma experiência incrível, os alunos puderam trabalhar gêneros textuais de uma forma dinâmica e com a “mão na massa”. Trabalhando dentro dessa rotina foi possível perceber um maior engajamento dos alunos bem como uma maior atenção durante a aplicação do Rodas. Parece que fixaram melhor o conteúdo que aprenderam nessa aula do laboratório.

Autoria

Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

9° ano / 14 e 15 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Língua Portuguesa
Tecnologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Cultura digital
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Crônica: O Assalto, por abordar o assunto relevante atualmente, fake news.

Roda Mão na Massa

Provocação

Foram usadas duas e os alunos poderiam escolher qual das duas iriam usar: 1 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a contar uma narrativa sobre um acontecimento corriqueiro, do seu cotidiano, que tenha sido significativo para você. 2 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a narrar uma crônica que tem Fake News como fio condutor.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Não usamos os kits, usamos outros materiais como: pedaços de papelão, luzinhas de led, bateria, massinha, cola quente, palito de picolé, palito de churrasco, barbante, pregador de roupas, pincel, tesoura, etc.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Os alunos foram convidados a criar e contar uma narrativa e depois registrar no Padlet um resumo junto com as imagens dos artefatos que criaram. Em um segundo momento, durante as aulas de Língua Portuguesa, puderam voltar ao padlet para olhar as imagens dos artefatos e se inspirar para escreverem suas crônicas.

O que faria diferente numa próxima?

Acho que funcionou bem assim, mas teria sido bom ter mais tempo para a Roda de Narrativas.

Como foi a participação dos estudantes?

Até alunos com maior dificuldade de concentração e participação conseguiram se envolver ativamente durante o desenvolvimento da atividade.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam a trabalhar em grupo, a usar e valorizar sua criatividade.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar