
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Aula de Português mão na massa – Fake News
Foi uma experiência incrível, os alunos puderam trabalhar gêneros textuais de uma forma dinâmica e com a “mão na massa”. Trabalhando dentro dessa rotina foi possível perceber um maior engajamento dos alunos bem como uma maior atenção durante a aplicação do Rodas. Parece que fixaram melhor o conteúdo que aprenderam nessa aula do laboratório.

Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Cultura digital
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Crônica: O Assalto, por abordar o assunto relevante atualmente, fake news.
Roda Mão na Massa
Provocação
Foram usadas duas e os alunos poderiam escolher qual das duas iriam usar: 1 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a contar uma narrativa sobre um acontecimento corriqueiro, do seu cotidiano, que tenha sido significativo para você. 2 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a narrar uma crônica que tem Fake News como fio condutor.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Não usamos os kits, usamos outros materiais como: pedaços de papelão, luzinhas de led, bateria, massinha, cola quente, palito de picolé, palito de churrasco, barbante, pregador de roupas, pincel, tesoura, etc.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos foram convidados a criar e contar uma narrativa e depois registrar no Padlet um resumo junto com as imagens dos artefatos que criaram. Em um segundo momento, durante as aulas de Língua Portuguesa, puderam voltar ao padlet para olhar as imagens dos artefatos e se inspirar para escreverem suas crônicas.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que funcionou bem assim, mas teria sido bom ter mais tempo para a Roda de Narrativas.
Como foi a participação dos estudantes?
Até alunos com maior dificuldade de concentração e participação conseguiram se envolver ativamente durante o desenvolvimento da atividade.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a trabalhar em grupo, a usar e valorizar sua criatividade.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar