Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Aula de Português mão na massa – Fake News
Foi uma experiência incrível, os alunos puderam trabalhar gêneros textuais de uma forma dinâmica e com a “mão na massa”. Trabalhando dentro dessa rotina foi possível perceber um maior engajamento dos alunos bem como uma maior atenção durante a aplicação do Rodas. Parece que fixaram melhor o conteúdo que aprenderam nessa aula do laboratório.
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Cultura digital
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Crônica: O Assalto, por abordar o assunto relevante atualmente, fake news.
Roda Mão na Massa
Provocação
Foram usadas duas e os alunos poderiam escolher qual das duas iriam usar: 1 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a contar uma narrativa sobre um acontecimento corriqueiro, do seu cotidiano, que tenha sido significativo para você. 2 - A Crônica é um gênero narrativo textual que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Agora é o momento de pensar com as mãos e criar, com os materiais disponíveis na mesa de recursos, um pequeno artefato/objeto que te ajude a narrar uma crônica que tem Fake News como fio condutor.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Não usamos os kits, usamos outros materiais como: pedaços de papelão, luzinhas de led, bateria, massinha, cola quente, palito de picolé, palito de churrasco, barbante, pregador de roupas, pincel, tesoura, etc.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos foram convidados a criar e contar uma narrativa e depois registrar no Padlet um resumo junto com as imagens dos artefatos que criaram. Em um segundo momento, durante as aulas de Língua Portuguesa, puderam voltar ao padlet para olhar as imagens dos artefatos e se inspirar para escreverem suas crônicas.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que funcionou bem assim, mas teria sido bom ter mais tempo para a Roda de Narrativas.
Como foi a participação dos estudantes?
Até alunos com maior dificuldade de concentração e participação conseguiram se envolver ativamente durante o desenvolvimento da atividade.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a trabalhar em grupo, a usar e valorizar sua criatividade.