Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Barco da Criatividade

Tema: “Barco da Criatividade. A importância do registro de atividades”. Uma oficina mão na massa
envolvendo Aprendizagem Criativa, Storytelling, Google Fotos e dicas de outras ferramentas Google,
ressaltando a importância do registro de todo processo da atividade.

Autoria

Sandra Elias e Roberta Taffarello

Contexto

Encontro de Educadores Google

Idade dos participantes

18-70

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas

Componente curricular

Tecnologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo

Roda de Leitura

Uma narrativa criada por nós, Sandra Elias e Roberta Taffarello.

Roda Mão na Massa

Provocação

Com um convite para viajar em um barco da criatividade. Receberam um óculos e a passagem para o embarque era a construção de um objeto com os materiais disponibilizados.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim. Peças recortadas em papelão.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada participante compartilhou oralmente sua criação e postou em um Google Fotos criado antecipadamente.

O que faria diferente numa próxima?

Uma atividade no Jamboard com os projetos criados.

Como foi a participação dos estudantes?

Ativa.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Memórias afetivas ativadas. Cada construção teve um propósito.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar