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Criando com Lolo Barnabé e Brisa

Como podemos criar com qualquer coisa!

Autoria

Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

Contexto

Formação de Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs)na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Pirituba Jaraguá

Idade dos participantes

Acima de 30 anos

Motivações

- Criar provocações para projetos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Optamos pelo livro "Lolo Barnabé", escrito pela autora Eva Furnari, devido à sua rica narrativa, que explora várias invenções e ideias criativas das personagens. Nossa intenção foi incentivar os professores dos Laboratórios de Educação Digital das escolas municipais de SP, a refletirem sobre o aproveitamento dos materiais disponíveis na sala de aula, utilizando-os em atividades mão na massa. Escolhemos o livro "Lolo Barnabé" porque inspira a imaginação e pode motivar os leitores a criarem suas próprias soluções para os desafios do dia a dia. As invenções presentes na história servem como ponto de partida para que possamos estimular a inventividade e o pensamento criativo nos professores e, consequentemente, em seus alunos.

Roda Mão na Massa

Provocação

Inspirados no Lolo e na Brisa, o que você gostaria de inventar para transformar atividades do seu dia a dia?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Não utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções, porque a proposta era pensarmos em materiais que pudéssemos utilizar no mão na massa, principalmente os disponíveis no Laboratório de Educação Digital (LED). Sendo assim, fizemos uma curadoria de materiais recicláveis e coisinhas que utilizamos no nosso dia-a-dia e dividimos em quatro categorias:

Materiais estruturantes: àqueles que servem para estruturar a engenhoca que será construída, que dão forma e volume, como papel, papelão, tubos de PVC, peças geométricas, entre outros.

Conectivos: que interligam e articulam os diversos componentes, como arames, barbantes, elásticos, colchetes, fitas adesivas, entre outros.

Composição: dão acabamento e agregam significado simbólico, como tecido, linhas, papéis coloridos ou com texturas, entre outros.

Componentes eletrônicos: integrantes de circuitos elétricos, como baterias moedas, LEDs, pilhas, motores, bipes, interruptores, arduinos, entre outros.

Também disponibilizamos filipetas com adjetivos e objetos para que eles pudessem escolher, pois é uma forma de incentivar o mão na massa. Sendo assim, escolhiam um objeto e uma característica, por exemplo: uma cama desmontável.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Elaboramos flipetas com as frases "Com a mão na massa eu construí _______________________________ porque eu queria transformar_______________________" e distribuímos nos grupos. O compartilhamento foi coletivo, cada grupo apresentou sua proposta e leu sua filipeta.

O que faria diferente numa próxima?

Nada

Como foi a participação dos estudantes?

Ótima

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Criatividade: A principal aprendizagem é o estímulo à criatividade. Tanto os professores ao fazerem e também planejarem a proposta, quanto os alunos ao criarem suas invenções são desafiados a pensar fora da caixa, encontrar soluções e experimentar novas ideias. Pensamento crítico: Ao se depararem com problemas do cotidiano a serem resolvidos, os professores foram encorajados a analisar as situações de forma crítica, identificar possíveis soluções. É um pontapé para resolução de problemas e propõe o debate. Trabalho em equipe: A proposta realizada em grupo proporciona o desenvolvimento de habilidades de colaboração e trabalho em equipe, permitindo que os professores compartilhassem suas ideias e contribuíssem com diferentes perspectivas.. Comunicação e apresentação: Ao compartilharem suas invenções com a turma, somos capazes de aprimorar as nossas habilidades de comunicação e expressão verbal. Reutilização e sustentabilidade: Ao trabalharem com materiais recicláveis e reutilizáveis, os professores são convidados a pensar a respeito destas questões, e olhar para àqueles materiais que não estão sendo utilizados na sala LED.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

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    De 22 à 45 anos.

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    Componente Currícular

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    20

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    Biologia, Ciências etc

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    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

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    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar