
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Como podemos criar com qualquer coisa!

Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

Contexto
Formação de Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs)na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Pirituba Jaraguá

Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Motivações
- Criar provocações para projetos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Optamos pelo livro "Lolo Barnabé", escrito pela autora Eva Furnari, devido à sua rica narrativa, que explora várias invenções e ideias criativas das personagens. Nossa intenção foi incentivar os professores dos Laboratórios de Educação Digital das escolas municipais de SP, a refletirem sobre o aproveitamento dos materiais disponíveis na sala de aula, utilizando-os em atividades mão na massa. Escolhemos o livro "Lolo Barnabé" porque inspira a imaginação e pode motivar os leitores a criarem suas próprias soluções para os desafios do dia a dia. As invenções presentes na história servem como ponto de partida para que possamos estimular a inventividade e o pensamento criativo nos professores e, consequentemente, em seus alunos.
Roda Mão na Massa
Provocação
Inspirados no Lolo e na Brisa, o que você gostaria de inventar para transformar atividades do seu dia a dia?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Não utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções, porque a proposta era pensarmos em materiais que pudéssemos utilizar no mão na massa, principalmente os disponíveis no Laboratório de Educação Digital (LED). Sendo assim, fizemos uma curadoria de materiais recicláveis e coisinhas que utilizamos no nosso dia-a-dia e dividimos em quatro categorias:
Materiais estruturantes: àqueles que servem para estruturar a engenhoca que será construída, que dão forma e volume, como papel, papelão, tubos de PVC, peças geométricas, entre outros.
Conectivos: que interligam e articulam os diversos componentes, como arames, barbantes, elásticos, colchetes, fitas adesivas, entre outros.
Composição: dão acabamento e agregam significado simbólico, como tecido, linhas, papéis coloridos ou com texturas, entre outros.
Componentes eletrônicos: integrantes de circuitos elétricos, como baterias moedas, LEDs, pilhas, motores, bipes, interruptores, arduinos, entre outros.
Também disponibilizamos filipetas com adjetivos e objetos para que eles pudessem escolher, pois é uma forma de incentivar o mão na massa. Sendo assim, escolhiam um objeto e uma característica, por exemplo: uma cama desmontável.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Elaboramos flipetas com as frases "Com a mão na massa eu construí _______________________________ porque eu queria transformar_______________________" e distribuímos nos grupos. O compartilhamento foi coletivo, cada grupo apresentou sua proposta e leu sua filipeta.
O que faria diferente numa próxima?
Nada
Como foi a participação dos estudantes?
Ótima
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Criatividade: A principal aprendizagem é o estímulo à criatividade. Tanto os professores ao fazerem e também planejarem a proposta, quanto os alunos ao criarem suas invenções são desafiados a pensar fora da caixa, encontrar soluções e experimentar novas ideias. Pensamento crítico: Ao se depararem com problemas do cotidiano a serem resolvidos, os professores foram encorajados a analisar as situações de forma crítica, identificar possíveis soluções. É um pontapé para resolução de problemas e propõe o debate. Trabalho em equipe: A proposta realizada em grupo proporciona o desenvolvimento de habilidades de colaboração e trabalho em equipe, permitindo que os professores compartilhassem suas ideias e contribuíssem com diferentes perspectivas.. Comunicação e apresentação: Ao compartilharem suas invenções com a turma, somos capazes de aprimorar as nossas habilidades de comunicação e expressão verbal. Reutilização e sustentabilidade: Ao trabalharem com materiais recicláveis e reutilizáveis, os professores são convidados a pensar a respeito destas questões, e olhar para àqueles materiais que não estão sendo utilizados na sala LED.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar