Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Da Minha Janela
Ficamos surpresas com o quanto os professores foram tocados pelo livro e perceberam seu potencial para abordar diversos assuntos. Também surpreendeu a rápida assimilação da proposta, o valor que a maioria dos participantes percebeu no momento mão na massa, o valor do pensar com as mãos.
Autoria
Liana, Simone e Pamella
Contexto
Equipamentos públicos (como bibliotecas, CCA, CRAS etc)
Idade dos participantes
Adultos / Professores
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Formação de Professores
Competências Gerais da BNCC
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Usamos o livro "Da Minha Janela", de Otávio Júnior. Escolhemos esse livro porque ele faz parte do acervo das bibliotecas municipais e parecia ser um bom livro para os professores alfabetizadores utilizarem em sala de aula, pois possui texto em letra bastão, com imagens que apoiam/complementam a leitura, e repetição e pouco texto por página. Além disso, o tema abre muitas possibilidades para discussão em sala.
Roda Mão na Massa
Provocação
"E se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas? O que você gostaria de ver através dela? Com a mão na massa pense sobre o que gostaria de ver e construa alguma coisa que te ajude a mostrar essa ideia para os colegas."
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, usei o Kit. O Instituto Catalisador disponibilizou para esta formação.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Primeiro convidamos os participantes a fazerem uma explicação oral de suas criações. Em um segundo momento, pedimos para que escrevessem um resumo do que haviam falado. Utilizamos um papel com o desenho de uma janela, onde estava escrito: Da minha janela vejo...
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Algumas narrativas trouxeram a ideia de ver pela janela crianças brincando e também natureza.
O que faria diferente numa próxima?
Deixaria mais tempo para os professores discutirem sobre a provocação feita e outras possíveis provocações.
Como foi a participação dos estudantes?
O engajamento foi total e surgiram narrativas muito bonitas.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acredito que perceberam que para querer escrever é preciso querer falar ou contar algo. Viram que com o Rodas de Invenções podem criar momentos de escuta dos alunos e entre os alunos e também podem criar oportunidades para que vejam significado no que está sendo pedido para eles.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar