
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Da minha janela
A interação das crianças com a proposta foi surpreendente.

Autoria
Profª Isildinha Stambowisky

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Repertório cultural
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O Tema foi o livro " Da minha Janela", do Otávio Junior.
Roda Mão na Massa
Provocação
"E se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas? O que você gostaria de ver através dela?"
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, foi usado o kit do Roda de Invenções.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Após a provocação, as crianças foram convidadas a partilhar o que elas tinham construído fazendo uma exposição da construção.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Da minha janela mágica eu vejo: um cavalo marinho (Nicolas) uma casa mágica (Sophia Viana)
O que faria diferente numa próxima?
Acho que deu tudo certo.
Como foi a participação dos estudantes?
Eles amaram, fizeram várias perguntas e interagiram muito no momento da montagem. Ouviram as narrativas dos amigos com muita atenção.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Trabalhar em grupo Ser solidário Compartilhar Trabalho com a oralidade.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar