Rodas de Invenções > Relatos de Professores
DA MINHA JANELA
Fiquei surpreso com a capacidade criativa das crianças e como não tiveram medo de escrever depois de produzir algo prático.
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Motivações
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Livro "Da minha janela" - Otávio Júnior
Roda Mão na Massa
Provocação
O que eu vejo da minha janela? O que eu gostaria de ver?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos o kit Catalisador.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Fiz a leitura compartilhada com os alunos e durante a mesma fomos comentando cada parte. Em seguida os alunos manusearam o livro e receberam as peças para que pudessem criar o que viam da janela. Depois eles falaram oralmente sobre o que viam de suas janelas e o que gostariam de ver e ainda escreveram sobre o que construíram.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Em um dos relatos, as alunas Stefany e Thauany disseram que de suas janelas viam o movimento e vai e vem de pessoas, os caminhões de mudanças que chegam e saem todos os dias da favela. Também relataram que se vê muitas brigas, músicas altas, usuários de drogas... E um outro relato, uma aluna fala que de sua janela vê a sua falecida avó, uma pessoa muito querida que gostaria que estivesse ali.
O que faria diferente numa próxima?
Teria dado uma folha maior e sem limites para que produzissem a escrita livremente.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente. Todos participaram.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam socializar, compartilhar, ouvir e escrever sem medo.