Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Da minha Janela
A vivência despertou muito o interesse dos alunos.
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
6 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro "Da minha Janela", de Otávio Júnior. Quis trazer a realidade da comunidade, estimulando a imaginação e criatividade dos estudantes através dessa linda obra.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você estivesse em frente a essa janela, o que gostaria de ver através dela?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizei o kit Catalisador.
No primeiro momento contei a história , conversamos sobre o livro , os alunos falaram a parte que mais gostaram. Após a leitura, orientei para que construíssem com material o que queriam ver através da janela.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Cada um contou sobre sua criação em uma roda de conversa. Finalizamos com o registro onde os estudantes escreveram e desenharam sua criação, expondo em sala de aula para que todos pudessem ver suas criações.
O que faria diferente numa próxima?
Com certeza aumentaria o tempo de vivência.
Como foi a participação dos estudantes?
Os alunos gostaram muito da vivência, a possibilidade de construir com as peças despertou muito o interesse deles.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A usar a criatividade.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
LÚCIA JÁ VOU INDO
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Componente Currícular
Geografia, Língua Portuguesa
Oficina de férias: O Coiso Estranho
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo
Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Componente Currícular
Língua Portuguesa
O Jardim Curioso
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Componente Currícular
Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Feijão Suculento
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.
Componente Currícular
Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Engenhocas para um mundo melhor
Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano
Idade dos participantes
8/9
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática
Aula de Português mão na massa – Fake News
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Tecnologia
Barco da Criatividade
Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello
Idade dos participantes
18-70
Componente Currícular
Tecnologia
Rodas de Invenções e Mitologia Grega
Autoria
Pamella Matos e Simone Ledermann
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
História
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Autoria
Profª Sandra Elias
Idade dos participantes
7 a 10 anos
Componente Currícular
Tecnologia