Rodas de Invenções > Relatos de Professores
De onde vem a sua força?
Com esta Roda pude conhecer melhor os meus estudantes e eles puderam refletir sobre o que os mobiliza.
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Contexto
Organização social
Contraturno
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
A música "Mente do Trabalhador", MC Hariel e Carreto Muito Loko
Roda Mão na Massa
Provocação
Qual a sua força vital/pessoal? De onde ela vem? Construa algo que represente o que te mobiliza a seguir em frente, apesar das dificuldades.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos o Kit Catalisador que tem no Lar.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Pedimos que os estudantes escrevessem um parágrafo sobre sua força vital e o que construíram para representá-la. Após todos escreverem, houve um momento para quem quisesse compartilhar oralmente com a classe.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma menina escreveu: "Eu construí tipo um carro de boi para representar a minha vida. Na frente tem os meus laços familiares e de amizade, que me guiam. E nas rodas representei as paixões, música, livros e natureza, que me fazem seguir em frente, que fazem 'a roda girar'". Outra menina respresentou seu grupo de escoteiros. Apareceram também esportes, familia e amigos. Um garoto criou uma engenhoca que produzia energia limpa e disse que o mobiliza ele é inventar coisas pois ele quer ser engenheiro.
O que faria diferente numa próxima?
O momento do compartilhamento poderia ser melhor. Talvez separá-los em grupos menores para evitar a vergonha e todos se sentirem ouvidos.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos ficaram muito engajados
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A se expressar e pensar sobre si mesmos de. maneira mais profunda
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar