Rodas de Invenções > Relatos de Professores

De onde vem a sua força?

Com esta Roda pude conhecer melhor os meus estudantes e eles puderam refletir sobre o que os mobiliza.

Autoria

Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

Contexto

Organização social
Contraturno

Idade dos participantes

12 e 13 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

A música "Mente do Trabalhador", MC Hariel e Carreto Muito Loko

Roda Mão na Massa

Provocação

Qual a sua força vital/pessoal? De onde ela vem? Construa algo que represente o que te mobiliza a seguir em frente, apesar das dificuldades.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usamos o Kit Catalisador que tem no Lar.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Pedimos que os estudantes escrevessem um parágrafo sobre sua força vital e o que construíram para representá-la. Após todos escreverem, houve um momento para quem quisesse compartilhar oralmente com a classe.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Uma menina escreveu: "Eu construí tipo um carro de boi para representar a minha vida. Na frente tem os meus laços familiares e de amizade, que me guiam. E nas rodas representei as paixões, música, livros e natureza, que me fazem seguir em frente, que fazem 'a roda girar'". Outra menina respresentou seu grupo de escoteiros. Apareceram também esportes, familia e amigos. Um garoto criou uma engenhoca que produzia energia limpa e disse que o mobiliza ele é inventar coisas pois ele quer ser engenheiro.

O que faria diferente numa próxima?

O momento do compartilhamento poderia ser melhor. Talvez separá-los em grupos menores para evitar a vergonha e todos se sentirem ouvidos.

Como foi a participação dos estudantes?

Todos ficaram muito engajados

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A se expressar e pensar sobre si mesmos de. maneira mais profunda

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar