Rodas de Invenções > Relatos de Professores
De onde vem a sua força?
Com esta Roda pude conhecer melhor os meus estudantes e eles puderam refletir sobre o que os mobiliza.
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Contexto
Organização social
Contraturno
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
A música "Mente do Trabalhador", MC Hariel e Carreto Muito Loko
Roda Mão na Massa
Provocação
Qual a sua força vital/pessoal? De onde ela vem? Construa algo que represente o que te mobiliza a seguir em frente, apesar das dificuldades.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos o Kit Catalisador que tem no Lar.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Pedimos que os estudantes escrevessem um parágrafo sobre sua força vital e o que construíram para representá-la. Após todos escreverem, houve um momento para quem quisesse compartilhar oralmente com a classe.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma menina escreveu: "Eu construí tipo um carro de boi para representar a minha vida. Na frente tem os meus laços familiares e de amizade, que me guiam. E nas rodas representei as paixões, música, livros e natureza, que me fazem seguir em frente, que fazem 'a roda girar'". Outra menina respresentou seu grupo de escoteiros. Apareceram também esportes, familia e amigos. Um garoto criou uma engenhoca que produzia energia limpa e disse que o mobiliza ele é inventar coisas pois ele quer ser engenheiro.
O que faria diferente numa próxima?
O momento do compartilhamento poderia ser melhor. Talvez separá-los em grupos menores para evitar a vergonha e todos se sentirem ouvidos.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos ficaram muito engajados
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A se expressar e pensar sobre si mesmos de. maneira mais profunda
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar