Rodas de Invenções > Relatos de Professores
De onde vem a sua força?
Com esta Roda pude conhecer melhor os meus estudantes e eles puderam refletir sobre o que os mobiliza.
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Contexto
Organização social
Contraturno
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
A música "Mente do Trabalhador", MC Hariel e Carreto Muito Loko
Roda Mão na Massa
Provocação
Qual a sua força vital/pessoal? De onde ela vem? Construa algo que represente o que te mobiliza a seguir em frente, apesar das dificuldades.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos o Kit Catalisador que tem no Lar.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Pedimos que os estudantes escrevessem um parágrafo sobre sua força vital e o que construíram para representá-la. Após todos escreverem, houve um momento para quem quisesse compartilhar oralmente com a classe.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma menina escreveu: "Eu construí tipo um carro de boi para representar a minha vida. Na frente tem os meus laços familiares e de amizade, que me guiam. E nas rodas representei as paixões, música, livros e natureza, que me fazem seguir em frente, que fazem 'a roda girar'". Outra menina respresentou seu grupo de escoteiros. Apareceram também esportes, familia e amigos. Um garoto criou uma engenhoca que produzia energia limpa e disse que o mobiliza ele é inventar coisas pois ele quer ser engenheiro.
O que faria diferente numa próxima?
O momento do compartilhamento poderia ser melhor. Talvez separá-los em grupos menores para evitar a vergonha e todos se sentirem ouvidos.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos ficaram muito engajados
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A se expressar e pensar sobre si mesmos de. maneira mais profunda
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Da minha janela
Autoria
Profª Isildinha Stambowisky
Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Vejo da minha janela…
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Componente Currícular
Alfabetização
“Lolo Barnabé”
Autoria
Professora Roberta
Idade dos participantes
8 e 9 anos
Componente Currícular
Ciências etc, História, Língua Portuguesa
Amoras – Emicida
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
JANELA PARA O FUTURO
Autoria
Suellen Alves
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Ei, ei, ei Vanderlei
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Idade dos participantes
8 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
LÚCIA JÁ VOU INDO
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Componente Currícular
Geografia, Língua Portuguesa
Oficina de férias: O Coiso Estranho
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo
Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Componente Currícular
Língua Portuguesa
O Jardim Curioso
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Componente Currícular
Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar