Rodas de Invenções > Relatos de Professores

De onde vem a sua força?

Com esta Roda pude conhecer melhor os meus estudantes e eles puderam refletir sobre o que os mobiliza.

Autoria

Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

Contexto

Organização social
Contraturno

Idade dos participantes

12 e 13 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

A música "Mente do Trabalhador", MC Hariel e Carreto Muito Loko

Roda Mão na Massa

Provocação

Qual a sua força vital/pessoal? De onde ela vem? Construa algo que represente o que te mobiliza a seguir em frente, apesar das dificuldades.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usamos o Kit Catalisador que tem no Lar.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Pedimos que os estudantes escrevessem um parágrafo sobre sua força vital e o que construíram para representá-la. Após todos escreverem, houve um momento para quem quisesse compartilhar oralmente com a classe.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Uma menina escreveu: "Eu construí tipo um carro de boi para representar a minha vida. Na frente tem os meus laços familiares e de amizade, que me guiam. E nas rodas representei as paixões, música, livros e natureza, que me fazem seguir em frente, que fazem 'a roda girar'". Outra menina respresentou seu grupo de escoteiros. Apareceram também esportes, familia e amigos. Um garoto criou uma engenhoca que produzia energia limpa e disse que o mobiliza ele é inventar coisas pois ele quer ser engenheiro.

O que faria diferente numa próxima?

O momento do compartilhamento poderia ser melhor. Talvez separá-los em grupos menores para evitar a vergonha e todos se sentirem ouvidos.

Como foi a participação dos estudantes?

Todos ficaram muito engajados

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A se expressar e pensar sobre si mesmos de. maneira mais profunda

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Feijão Suculento

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.

    Componente Currícular

    Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Engenhocas para um mundo melhor

    Autoria

    Profª Rafaella e alunos do 3° ano

    Idade dos participantes

    8/9

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática

  • Aula de Português mão na massa – Fake News

    Autoria

    Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

    Idade dos participantes

    9° ano / 14 e 15 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Barco da Criatividade

    Autoria

    Sandra Elias e Roberta Taffarello

    Idade dos participantes

    18-70

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Rodas de Invenções e Mitologia Grega

    Autoria

    Pamella Matos e Simone Ledermann

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    História

  • Ano Novo com Engenhocas Criativas

    Autoria

    Profª Sandra Elias

    Idade dos participantes

    7 a 10 anos

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Respondendo perguntas difíceis

    Autoria

    Marina Braga

    Idade dos participantes

    7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Projeto Interdisciplinar

  • Da Minha Janela

    Autoria

    Liana, Simone e Pamella

    Idade dos participantes

    Adultos / Professores

    Componente Currícular

    Formação de Professores