
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
A percepção dos estudantes sobre o que é uma coisinha à toa que pode nos deixar feliz.

Autoria
Simone K. Lederman

Contexto
Organização social
Contraturno

Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Motivações
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
O livro que utilizamos em nossa Roda de Leitura foi "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", escrito por Otávio Roth. Escolhemos essa obra devido a sua linguagem e estrutura acessíveis, adequadas para a faixa etária das crianças que compuseram o nosso grupo. Considerando que estávamos realizando uma roda de acolhimento, as "coisinhas à toa" mencionadas no livro frequentemente refletem experiências cotidianas, o que facilita a identificação dos alunos com suas próprias vivências e emoções. Além disso, ao propormos a atividade de construir algo que os faz felizes, incentivamos os estudantes a serem autênticos, a valorizarem suas experiências e preferências individuais, e a compartilharem-nas com o grupo por meio de suas criações. Este exercício estimula a expressão criativa e também fortalece os laços entre os participantes.
Roda Mão na Massa
Provocação
Construa uma coisinha à toa que te deixa feliz.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizamos o Kit Catalisador que está disponível no Lar das Crianças – instituição onde rodamos a Roda. Começamos com uma breve apresentação sobre nós e sobre a turma, em seguida fizemos a Roda de Leitura, e então distribuímos os kits partindo para o Mão na Massa.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Cada estudante compartilhou em grupo o que construiu e porquê.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Entre as criações apareceram flores, brinquedos e até uma festa!
O que faria diferente numa próxima?
Considerando a idade da turma, numa próxima, eu deixaria apenas as peças de MDF do Rodas. Não incluiria os componentes como motor, bateria e led, que distraem-nos da proposta principal.
Como foi a participação dos estudantes?
Ótima
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A proposta criou oportunidades para os estudantes se expressarem da forma que quiseram e compartilharem isso em grupo. A leitura do livro proporcionou uma oportunidade para os alunos se conectarem com a literatura de uma forma acessível e significativa, relacionando os temas do livro com suas próprias vidas.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar