Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

A percepção dos estudantes sobre o que é uma coisinha à toa que pode nos deixar feliz.

Autoria

Simone K. Lederman

Contexto

Organização social
Contraturno

Idade dos participantes

Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

Motivações

- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Repertório cultural
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

O livro que utilizamos em nossa Roda de Leitura foi "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", escrito por Otávio Roth. Escolhemos essa obra devido a sua linguagem e estrutura acessíveis, adequadas para a faixa etária das crianças que compuseram o nosso grupo. Considerando que estávamos realizando uma roda de acolhimento, as "coisinhas à toa" mencionadas no livro frequentemente refletem experiências cotidianas, o que facilita a identificação dos alunos com suas próprias vivências e emoções. Além disso, ao propormos a atividade de construir algo que os faz felizes, incentivamos os estudantes a serem autênticos, a valorizarem suas experiências e preferências individuais, e a compartilharem-nas com o grupo por meio de suas criações. Este exercício estimula a expressão criativa e também fortalece os laços entre os participantes.

Roda Mão na Massa

Provocação

Construa uma coisinha à toa que te deixa feliz.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizamos o Kit Catalisador que está disponível no Lar das Crianças – instituição onde rodamos a Roda. Começamos com uma breve apresentação sobre nós e sobre a turma, em seguida fizemos a Roda de Leitura, e então distribuímos os kits partindo para o Mão na Massa.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada estudante compartilhou em grupo o que construiu e porquê.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Entre as criações apareceram flores, brinquedos e até uma festa!

O que faria diferente numa próxima?

Considerando a idade da turma, numa próxima, eu deixaria apenas as peças de MDF do Rodas. Não incluiria os componentes como motor, bateria e led, que distraem-nos da proposta principal.

Como foi a participação dos estudantes?

Ótima

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A proposta criou oportunidades para os estudantes se expressarem da forma que quiseram e compartilharem isso em grupo. A leitura do livro proporcionou uma oportunidade para os alunos se conectarem com a literatura de uma forma acessível e significativa, relacionando os temas do livro com suas próprias vidas.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar