Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

A percepção dos estudantes sobre o que é uma coisinha à toa que pode nos deixar feliz.

Autoria

Simone K. Lederman

Contexto

Organização social
Contraturno

Idade dos participantes

Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

Motivações

- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Repertório cultural
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

O livro que utilizamos em nossa Roda de Leitura foi "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", escrito por Otávio Roth. Escolhemos essa obra devido a sua linguagem e estrutura acessíveis, adequadas para a faixa etária das crianças que compuseram o nosso grupo. Considerando que estávamos realizando uma roda de acolhimento, as "coisinhas à toa" mencionadas no livro frequentemente refletem experiências cotidianas, o que facilita a identificação dos alunos com suas próprias vivências e emoções. Além disso, ao propormos a atividade de construir algo que os faz felizes, incentivamos os estudantes a serem autênticos, a valorizarem suas experiências e preferências individuais, e a compartilharem-nas com o grupo por meio de suas criações. Este exercício estimula a expressão criativa e também fortalece os laços entre os participantes.

Roda Mão na Massa

Provocação

Construa uma coisinha à toa que te deixa feliz.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizamos o Kit Catalisador que está disponível no Lar das Crianças – instituição onde rodamos a Roda. Começamos com uma breve apresentação sobre nós e sobre a turma, em seguida fizemos a Roda de Leitura, e então distribuímos os kits partindo para o Mão na Massa.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada estudante compartilhou em grupo o que construiu e porquê.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Entre as criações apareceram flores, brinquedos e até uma festa!

O que faria diferente numa próxima?

Considerando a idade da turma, numa próxima, eu deixaria apenas as peças de MDF do Rodas. Não incluiria os componentes como motor, bateria e led, que distraem-nos da proposta principal.

Como foi a participação dos estudantes?

Ótima

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A proposta criou oportunidades para os estudantes se expressarem da forma que quiseram e compartilharem isso em grupo. A leitura do livro proporcionou uma oportunidade para os alunos se conectarem com a literatura de uma forma acessível e significativa, relacionando os temas do livro com suas próprias vidas.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa