Rodas de Invenções > Relatos de Professores
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
A “mágica” da RODA DAS INVENÇÕES está no desenvolvimento de diversas habilidades e competências dos estudantes, em especial o que está relacionado à oralidade. Dizer o quê se pensa é muito difícil e oportunizar estas situações de aprendizagem são importantes a serem estimuladas. Fazer a “roda” com minha turminha tem sido significativo para ampliação do repertório oral. A roda que fizemos, motivada pelo livro do Emicida, foi hiper significativa, pois a leitura foi muito proximal à vivência dos pequenos: ficaram empolgados com a problematização e proposta “mão-na-massa” – criar uma engenhoca que lhes dessem coragem, com criações bem pertinentes a temática indicada.
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
6 anos
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Projeto Interdisciplinar
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
“E foi a assim que eu e a escuridão ficamos amigas” é uma obra indicada para crianças a partir dos quatros anos de idade, mas eu recomendaria para qualquer idade, pois trata de um assunto tão presente na infância (e até na vida adulta, diga-se de passagem): o medo. O medo por vezes paralisa as ações, corrói os sonhos, destrói as chances de alguma aventura. Mais do que isso, gera angústia, dor, sentimentos inexplicáveis para uma criança. Tratar da temática em sala de aula é importante para lidar com as situações emocionais dos estudantes quanto a seus receios e medos, de acordo com suas realidades e faixa etária. Foi realizada a leitura do livro físico, em roda, e depois mostrado o vídeo animado com a narração do autor do livro: Emicida.
Roda Mão na Massa
Provocação
Foi solicitado aos estudantes que criassem uma engenhoca que lhes desse CORAGEM.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Foi usado o kit disponibilizado em formação, pela DRE-PJ.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Compartilhamento oral, para que todos pudessem explicar suas criações para os colegas.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Durante a leitura, os estudantes ficaram muito empolgados com a temática do livro, socializando os medos que os afligiam (durante a leitura).
O que faria diferente numa próxima?
Estou em uma crescente de mediações em situações de roda, analisando os erros anteriores e fazendo seus ajustes em novas rodas. Percebo que com minha turma o registro escrito ainda é um nó, por isso ainda estou valorizando a oralização de suas criações.
Como foi a participação dos estudantes?
Eles curtem muito as situações de roda e os percebo mais engajados e com produções e explicações mais pertinentes as problematizações das rodas.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Em especial a qualidade e desenvolvimento da oralidade, habilidade importante para a organização de ideias.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar