Rodas de Invenções > Relatos de Professores
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
A “mágica” da RODA DAS INVENÇÕES está no desenvolvimento de diversas habilidades e competências dos estudantes, em especial o que está relacionado à oralidade. Dizer o quê se pensa é muito difícil e oportunizar estas situações de aprendizagem são importantes a serem estimuladas. Fazer a “roda” com minha turminha tem sido significativo para ampliação do repertório oral. A roda que fizemos, motivada pelo livro do Emicida, foi hiper significativa, pois a leitura foi muito proximal à vivência dos pequenos: ficaram empolgados com a problematização e proposta “mão-na-massa” – criar uma engenhoca que lhes dessem coragem, com criações bem pertinentes a temática indicada.
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
6 anos
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Projeto Interdisciplinar
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
“E foi a assim que eu e a escuridão ficamos amigas” é uma obra indicada para crianças a partir dos quatros anos de idade, mas eu recomendaria para qualquer idade, pois trata de um assunto tão presente na infância (e até na vida adulta, diga-se de passagem): o medo. O medo por vezes paralisa as ações, corrói os sonhos, destrói as chances de alguma aventura. Mais do que isso, gera angústia, dor, sentimentos inexplicáveis para uma criança. Tratar da temática em sala de aula é importante para lidar com as situações emocionais dos estudantes quanto a seus receios e medos, de acordo com suas realidades e faixa etária. Foi realizada a leitura do livro físico, em roda, e depois mostrado o vídeo animado com a narração do autor do livro: Emicida.
Roda Mão na Massa
Provocação
Foi solicitado aos estudantes que criassem uma engenhoca que lhes desse CORAGEM.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Foi usado o kit disponibilizado em formação, pela DRE-PJ.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Compartilhamento oral, para que todos pudessem explicar suas criações para os colegas.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Durante a leitura, os estudantes ficaram muito empolgados com a temática do livro, socializando os medos que os afligiam (durante a leitura).
O que faria diferente numa próxima?
Estou em uma crescente de mediações em situações de roda, analisando os erros anteriores e fazendo seus ajustes em novas rodas. Percebo que com minha turma o registro escrito ainda é um nó, por isso ainda estou valorizando a oralização de suas criações.
Como foi a participação dos estudantes?
Eles curtem muito as situações de roda e os percebo mais engajados e com produções e explicações mais pertinentes as problematizações das rodas.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Em especial a qualidade e desenvolvimento da oralidade, habilidade importante para a organização de ideias.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar