
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Ei, ei, ei Vanderlei
As crianças têm muita atenção na confecção de seus objetos e gostam de mostrá-los para a turma.

Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
8 anos
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Ei, ei, ei Vanderlei - História acumulativa DO Grupo Trii
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação para os estudantes foi: O macaco Vanderelei teve que pedir ajuda de vários personagens mas não obteve esta ajuda. Como você poderia Ajudá-lo? Elabore um instrumento para que ele possa pegar a banana no tronco.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit do catalisador, porém as crianças pediram outros materiais como papéis diversificados e fita crepe.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
A proposta foi feita em duplas e compartilhamos com os alunos contando sobre seus objetos. Fizemos o registro dos desenhos e escrita do nome do objeto e como ele funciona.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Entre as invenções estavam presentes garras, elevadores e ganchos.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que, na maneira como esta colocada a proposta, está contemplando a turma toda.
Como foi a participação dos estudantes?
A participação dos estudantes foi bastante ativa e colaborativa.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acho que a proposta desperta a confiança nos alunos. Eles entendem que suas produções são importantes.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar