Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Ei, ei, ei Vanderlei
As crianças têm muita atenção na confecção de seus objetos e gostam de mostrá-los para a turma.
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
8 anos
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Ei, ei, ei Vanderlei - História acumulativa DO Grupo Trii
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação para os estudantes foi: O macaco Vanderelei teve que pedir ajuda de vários personagens mas não obteve esta ajuda. Como você poderia Ajudá-lo? Elabore um instrumento para que ele possa pegar a banana no tronco.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit do catalisador, porém as crianças pediram outros materiais como papéis diversificados e fita crepe.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
A proposta foi feita em duplas e compartilhamos com os alunos contando sobre seus objetos. Fizemos o registro dos desenhos e escrita do nome do objeto e como ele funciona.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Entre as invenções estavam presentes garras, elevadores e ganchos.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que, na maneira como esta colocada a proposta, está contemplando a turma toda.
Como foi a participação dos estudantes?
A participação dos estudantes foi bastante ativa e colaborativa.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acho que a proposta desperta a confiança nos alunos. Eles entendem que suas produções são importantes.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar