Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Ei, ei, ei Vanderlei

As crianças têm muita atenção na confecção  de seus objetos e gostam de mostrá-los para a turma.

Autoria

Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

8 anos

Motivações

- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Arte
Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Ei, ei, ei Vanderlei - História acumulativa DO Grupo Trii

Roda Mão na Massa

Provocação

A provocação para os estudantes foi: O macaco Vanderelei teve que pedir ajuda de vários personagens mas não obteve esta ajuda. Como você poderia Ajudá-lo? Elabore um instrumento para que ele possa pegar a banana no tronco.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usei o Kit do catalisador,  porém as crianças pediram outros materiais como papéis diversificados e fita crepe.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

A proposta foi feita em duplas e compartilhamos com os alunos contando sobre seus objetos. Fizemos o registro dos desenhos e escrita do nome do objeto e como ele funciona.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Entre as invenções estavam presentes garras, elevadores e ganchos.

O que faria diferente numa próxima?

Acho que, na maneira como esta colocada a proposta, está contemplando a turma toda.

Como foi a participação dos estudantes?

A participação dos estudantes foi bastante ativa e colaborativa.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Acho que a proposta desperta a confiança nos alunos. Eles entendem que suas produções são importantes.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar