Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Ei, ei, ei Vanderlei
As crianças têm muita atenção na confecção de seus objetos e gostam de mostrá-los para a turma.
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
8 anos
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Ei, ei, ei Vanderlei - História acumulativa DO Grupo Trii
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação para os estudantes foi: O macaco Vanderelei teve que pedir ajuda de vários personagens mas não obteve esta ajuda. Como você poderia Ajudá-lo? Elabore um instrumento para que ele possa pegar a banana no tronco.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit do catalisador, porém as crianças pediram outros materiais como papéis diversificados e fita crepe.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
A proposta foi feita em duplas e compartilhamos com os alunos contando sobre seus objetos. Fizemos o registro dos desenhos e escrita do nome do objeto e como ele funciona.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Entre as invenções estavam presentes garras, elevadores e ganchos.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que, na maneira como esta colocada a proposta, está contemplando a turma toda.
Como foi a participação dos estudantes?
A participação dos estudantes foi bastante ativa e colaborativa.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acho que a proposta desperta a confiança nos alunos. Eles entendem que suas produções são importantes.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar
Da minha janela
Autoria
Profª Isildinha Stambowisky
Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Vejo da minha janela…
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Componente Currícular
Alfabetização
“Lolo Barnabé”
Autoria
Professora Roberta
Idade dos participantes
8 e 9 anos
Componente Currícular
Ciências etc, História, Língua Portuguesa
Amoras – Emicida
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
JANELA PARA O FUTURO
Autoria
Suellen Alves
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Ei, ei, ei Vanderlei
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Idade dos participantes
8 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa