Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Ei, ei, ei Vanderlei
As crianças têm muita atenção na confecção de seus objetos e gostam de mostrá-los para a turma.
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
8 anos
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Ei, ei, ei Vanderlei - História acumulativa DO Grupo Trii
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação para os estudantes foi: O macaco Vanderelei teve que pedir ajuda de vários personagens mas não obteve esta ajuda. Como você poderia Ajudá-lo? Elabore um instrumento para que ele possa pegar a banana no tronco.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit do catalisador, porém as crianças pediram outros materiais como papéis diversificados e fita crepe.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
A proposta foi feita em duplas e compartilhamos com os alunos contando sobre seus objetos. Fizemos o registro dos desenhos e escrita do nome do objeto e como ele funciona.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Entre as invenções estavam presentes garras, elevadores e ganchos.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que, na maneira como esta colocada a proposta, está contemplando a turma toda.
Como foi a participação dos estudantes?
A participação dos estudantes foi bastante ativa e colaborativa.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acho que a proposta desperta a confiança nos alunos. Eles entendem que suas produções são importantes.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
LÚCIA JÁ VOU INDO
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Componente Currícular
Geografia, Língua Portuguesa
Oficina de férias: O Coiso Estranho
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo
Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Componente Currícular
Língua Portuguesa
O Jardim Curioso
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Componente Currícular
Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Feijão Suculento
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.
Componente Currícular
Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Engenhocas para um mundo melhor
Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano
Idade dos participantes
8/9
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática
Aula de Português mão na massa – Fake News
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Tecnologia
Barco da Criatividade
Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello
Idade dos participantes
18-70
Componente Currícular
Tecnologia
Rodas de Invenções e Mitologia Grega
Autoria
Pamella Matos e Simone Ledermann
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
História
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Autoria
Profª Sandra Elias
Idade dos participantes
7 a 10 anos
Componente Currícular
Tecnologia