Rodas de Invenções > Relatos de Professores
JANELA PARA O FUTURO
A “Roda de Invenções”, assim como muitas atividades práticas, me surpreende porque percebo o quanto elas são mais significativas para os alunos/as e dão retornos mais visíveis.
Autoria
Suellen Alves
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Motivações
- Construir/fortalecer o grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
O livro escolhido foi "Da minha janela", de Otávio Junior, e a motivação para a escolha foi a formação da qual participei com o Instituto Catalisador.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você tivesse uma "janela mágica", que te desse acesso ao futuro, como ou com o que você se vê futuramente?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o kit que foi disponibilizado pelo próprio Instituto Catalisador para cada POA que participou da formação.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Na "Roda de Narrativas", além do registro escrito que descrevia o que foi confeccionado, os alunos/as também apresentaram oralmente sua invenção para o restante da turma.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Durante a "Roda de Narrativas", foi possível observar que as crianças se viram em diferentes tempos futuros, alguns mais próximos e outros mais distantes. Me chamou atenção uma aluna, que aparentemente é bastante introspectiva na aula, se vê futuramente como uma atriz com canal em plataforma de compartilhamento de vídeos (foto em destaque).
O que faria diferente numa próxima?
Nessa primeira proposta, fiz o momento "mão na massa" em pequenos grupos para a partilha dos materiais, porém percebi que alguns não conseguiram se acalmar para planejar o que seria confeccionado. Numa próxima, organizaria a sala de maneira diferente, em um grande grupo com os materiais no centro, para que todos tivessem acesso a tudo e a todos e, ao mesmo tempo, tivessem o seu espaço de planejamento individual.
Como foi a participação dos estudantes?
Avalio a participação dos estudantes de maneira muito positiva, pois conseguiram se envolver nos três momentos da proposta.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Nessa proposta foi possível desenvolver: a capacidade leitora, a retomada de informações explícitas e implícitas do texto, a criatividade e o planejamento de criação, e a habilidade de descrição abstrata de uma produção concreta.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar