Rodas de Invenções > Relatos de Professores

JANELA PARA O FUTURO

A “Roda de Invenções”, assim como muitas atividades práticas, me surpreende porque percebo o quanto elas são mais significativas para os alunos/as e dão retornos mais visíveis.

Autoria

Suellen Alves

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

10 e 11 anos

Motivações

- Construir/fortalecer o grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

O livro escolhido foi "Da minha janela", de Otávio Junior, e a motivação para a escolha foi a formação da qual participei com o Instituto Catalisador.

Roda Mão na Massa

Provocação

Se você tivesse uma "janela mágica", que te desse acesso ao futuro, como ou com o que você se vê futuramente?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usei o kit que foi disponibilizado pelo próprio Instituto Catalisador para cada POA  que participou da formação.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Na "Roda de Narrativas", além do registro escrito que descrevia o que foi confeccionado, os alunos/as também apresentaram oralmente sua invenção para o restante da turma.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Durante a "Roda de Narrativas", foi possível observar que as crianças se viram em diferentes tempos futuros, alguns mais próximos e outros mais distantes. Me chamou atenção uma aluna, que aparentemente é bastante introspectiva na aula, se vê futuramente como uma atriz com canal em plataforma de compartilhamento de vídeos (foto em destaque).

O que faria diferente numa próxima?

Nessa primeira proposta, fiz o momento "mão na massa" em pequenos grupos para a partilha dos materiais, porém percebi que alguns não conseguiram se acalmar para planejar o que seria confeccionado. Numa próxima, organizaria a sala de maneira diferente, em um grande grupo com os materiais no centro, para que todos tivessem acesso a tudo e a todos e, ao mesmo tempo, tivessem o seu espaço de planejamento individual.

Como foi a participação dos estudantes?

Avalio a participação dos estudantes de maneira muito positiva, pois conseguiram se envolver nos três momentos da proposta.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Nessa proposta foi possível desenvolver: a capacidade leitora, a retomada de informações explícitas e implícitas do texto, a criatividade e o planejamento de criação, e a habilidade de descrição abstrata de uma produção concreta.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa