Rodas de Invenções > Relatos de Professores
JANELA PARA O FUTURO
A “Roda de Invenções”, assim como muitas atividades práticas, me surpreende porque percebo o quanto elas são mais significativas para os alunos/as e dão retornos mais visíveis.
Autoria
Suellen Alves
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Motivações
- Construir/fortalecer o grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
O livro escolhido foi "Da minha janela", de Otávio Junior, e a motivação para a escolha foi a formação da qual participei com o Instituto Catalisador.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você tivesse uma "janela mágica", que te desse acesso ao futuro, como ou com o que você se vê futuramente?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o kit que foi disponibilizado pelo próprio Instituto Catalisador para cada POA que participou da formação.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Na "Roda de Narrativas", além do registro escrito que descrevia o que foi confeccionado, os alunos/as também apresentaram oralmente sua invenção para o restante da turma.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Durante a "Roda de Narrativas", foi possível observar que as crianças se viram em diferentes tempos futuros, alguns mais próximos e outros mais distantes. Me chamou atenção uma aluna, que aparentemente é bastante introspectiva na aula, se vê futuramente como uma atriz com canal em plataforma de compartilhamento de vídeos (foto em destaque).
O que faria diferente numa próxima?
Nessa primeira proposta, fiz o momento "mão na massa" em pequenos grupos para a partilha dos materiais, porém percebi que alguns não conseguiram se acalmar para planejar o que seria confeccionado. Numa próxima, organizaria a sala de maneira diferente, em um grande grupo com os materiais no centro, para que todos tivessem acesso a tudo e a todos e, ao mesmo tempo, tivessem o seu espaço de planejamento individual.
Como foi a participação dos estudantes?
Avalio a participação dos estudantes de maneira muito positiva, pois conseguiram se envolver nos três momentos da proposta.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Nessa proposta foi possível desenvolver: a capacidade leitora, a retomada de informações explícitas e implícitas do texto, a criatividade e o planejamento de criação, e a habilidade de descrição abstrata de uma produção concreta.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
LÚCIA JÁ VOU INDO
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Componente Currícular
Geografia, Língua Portuguesa
Oficina de férias: O Coiso Estranho
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo
Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Componente Currícular
Língua Portuguesa
O Jardim Curioso
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Componente Currícular
Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Feijão Suculento
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.
Componente Currícular
Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Engenhocas para um mundo melhor
Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano
Idade dos participantes
8/9
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática
Aula de Português mão na massa – Fake News
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Tecnologia
Barco da Criatividade
Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello
Idade dos participantes
18-70
Componente Currícular
Tecnologia
Rodas de Invenções e Mitologia Grega
Autoria
Pamella Matos e Simone Ledermann
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
História
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Autoria
Profª Sandra Elias
Idade dos participantes
7 a 10 anos
Componente Currícular
Tecnologia