Rodas de Invenções > Relatos de Professores
JANELA PARA O FUTURO
A “Roda de Invenções”, assim como muitas atividades práticas, me surpreende porque percebo o quanto elas são mais significativas para os alunos/as e dão retornos mais visíveis.
Autoria
Suellen Alves
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Motivações
- Construir/fortalecer o grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
O livro escolhido foi "Da minha janela", de Otávio Junior, e a motivação para a escolha foi a formação da qual participei com o Instituto Catalisador.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você tivesse uma "janela mágica", que te desse acesso ao futuro, como ou com o que você se vê futuramente?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o kit que foi disponibilizado pelo próprio Instituto Catalisador para cada POA que participou da formação.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Na "Roda de Narrativas", além do registro escrito que descrevia o que foi confeccionado, os alunos/as também apresentaram oralmente sua invenção para o restante da turma.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Durante a "Roda de Narrativas", foi possível observar que as crianças se viram em diferentes tempos futuros, alguns mais próximos e outros mais distantes. Me chamou atenção uma aluna, que aparentemente é bastante introspectiva na aula, se vê futuramente como uma atriz com canal em plataforma de compartilhamento de vídeos (foto em destaque).
O que faria diferente numa próxima?
Nessa primeira proposta, fiz o momento "mão na massa" em pequenos grupos para a partilha dos materiais, porém percebi que alguns não conseguiram se acalmar para planejar o que seria confeccionado. Numa próxima, organizaria a sala de maneira diferente, em um grande grupo com os materiais no centro, para que todos tivessem acesso a tudo e a todos e, ao mesmo tempo, tivessem o seu espaço de planejamento individual.
Como foi a participação dos estudantes?
Avalio a participação dos estudantes de maneira muito positiva, pois conseguiram se envolver nos três momentos da proposta.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Nessa proposta foi possível desenvolver: a capacidade leitora, a retomada de informações explícitas e implícitas do texto, a criatividade e o planejamento de criação, e a habilidade de descrição abstrata de uma produção concreta.