Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Jumanji

Quanto engajamento e criatividade em ação! Alguns grupos criaram sua própria versão do jogo. E depois, em uma aula livre ficaram horas brincando com os jogos que eles criaram.

 

Autoria

Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

Contexto

Organização social

Idade dos participantes

9 e 10 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir novos conteúdos curriculares
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Arte
Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Comunicação
Cultura digital
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Livro Jumanji - Chris Van Allsburg. A trilha pedagógica da minha turma era sobre jogos. Após passar os três filmes do Jumanji, fez sentido ler a história.

Roda Mão na Massa

Provocação

Imaginem agora que vocês desceram as escadas e, no último degrau, caíram no jogo Jumanji. E agora juntos precisam pensar/criar uma nova fase do jogo para voltar ao Lar das crianças. Os alunos se dividiram em grupos e criaram jogos e/ou desafios para os outros grupos.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim. O Lar das Crianças tem um kit Rodas de Invenções.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Compartilharam seus jogos por meio de apresentação oral. Nas aulas que sucederam a oficina, os estudantes puderam jogar os jogos uns dos outros.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Alguns relatos de crianças: "Estava com medo, mas depois eu vi que eu conseguia " "Melhor oficina do Lar" "Meu jogo tem que esta na exposição "

O que faria diferente numa próxima?

Foi uma atividade bem aproveitada, seguiria o mesmo modelo.

Como foi a participação dos estudantes?

Eles foram bem engajados.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprimoraram o ato de criar, parceria no trabalho em equipe.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Respondendo perguntas difíceis

    Autoria

    Marina Braga

    Idade dos participantes

    7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Projeto Interdisciplinar

  • Da Minha Janela

    Autoria

    Liana, Simone e Pamella

    Idade dos participantes

    Adultos / Professores

    Componente Currícular

    Formação de Professores