
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Jumanji
Quanto engajamento e criatividade em ação! Alguns grupos criaram sua própria versão do jogo. E depois, em uma aula livre ficaram horas brincando com os jogos que eles criaram.

Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

Contexto
Organização social

Idade dos participantes
9 e 10 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir novos conteúdos curriculares
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Comunicação
Cultura digital
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro Jumanji - Chris Van Allsburg. A trilha pedagógica da minha turma era sobre jogos. Após passar os três filmes do Jumanji, fez sentido ler a história.
Roda Mão na Massa
Provocação
Imaginem agora que vocês desceram as escadas e, no último degrau, caíram no jogo Jumanji. E agora juntos precisam pensar/criar uma nova fase do jogo para voltar ao Lar das crianças. Os alunos se dividiram em grupos e criaram jogos e/ou desafios para os outros grupos.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim. O Lar das Crianças tem um kit Rodas de Invenções.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Compartilharam seus jogos por meio de apresentação oral. Nas aulas que sucederam a oficina, os estudantes puderam jogar os jogos uns dos outros.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Alguns relatos de crianças: "Estava com medo, mas depois eu vi que eu conseguia " "Melhor oficina do Lar" "Meu jogo tem que esta na exposição "
O que faria diferente numa próxima?
Foi uma atividade bem aproveitada, seguiria o mesmo modelo.
Como foi a participação dos estudantes?
Eles foram bem engajados.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprimoraram o ato de criar, parceria no trabalho em equipe.