Rodas de Invenções > Relatos de Professores

LÚCIA JÁ VOU INDO

  • MOMENTOS DE INTERAÇÃO
  • MOMENTOS DE CRIAÇÃO E AUTONOMIA;
  • ESTIMULA A  CRIATIVIDADE;
Autoria

Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Geografia
Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Argumentação

Roda de Leitura

FIZEMOS A LEITURA DO LIVRO "LÚCIA JÁ VOU INDO". O LIVRO FOI SUGERIDO EM FORMAÇÃO DE RODAS DE INVENÇÕES PARA POAS DA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO.

Roda Mão na Massa

Provocação

A PROVOCAÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO FOI CRIAR UMA ENGENHOCA PARA LÚCIA SE LOCOMOVER MAIS RÁPIDO.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

FOI UM MOMENTO DE CRIAÇÃO COM OS MAIS DIVERSOS MATERIAIS.

USAMOS O KIT CATALISADOR E INCLUÍMOS:

TECIDOS;

MASSINHA;

PALITOS;

BOTÕES;

LINHAS.

 

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

- APRESENTAÇÃO PARA OS COLEGAS DA TURMA; - ESCRITA DE LISTA DOS MATERIAIS; - ESCRITA DE UMA LEGENDA DA ENHENHOCA; - ILUSTRAÇÃO DA ENGENHOCA;

O que faria diferente numa próxima?

AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE ESPAÇOS.

Como foi a participação dos estudantes?

ANIMADOS; CURIOSOS; CRIATIVOS;

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO; AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO;

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar