Rodas de Invenções > Relatos de Professores
LÚCIA JÁ VOU INDO
- MOMENTOS DE INTERAÇÃO
- MOMENTOS DE CRIAÇÃO E AUTONOMIA;
- ESTIMULA A CRIATIVIDADE;
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Geografia
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Argumentação
Roda de Leitura
FIZEMOS A LEITURA DO LIVRO "LÚCIA JÁ VOU INDO". O LIVRO FOI SUGERIDO EM FORMAÇÃO DE RODAS DE INVENÇÕES PARA POAS DA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO.
Roda Mão na Massa
Provocação
A PROVOCAÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO FOI CRIAR UMA ENGENHOCA PARA LÚCIA SE LOCOMOVER MAIS RÁPIDO.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
FOI UM MOMENTO DE CRIAÇÃO COM OS MAIS DIVERSOS MATERIAIS.
USAMOS O KIT CATALISADOR E INCLUÍMOS:
TECIDOS;
MASSINHA;
PALITOS;
BOTÕES;
LINHAS.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
- APRESENTAÇÃO PARA OS COLEGAS DA TURMA; - ESCRITA DE LISTA DOS MATERIAIS; - ESCRITA DE UMA LEGENDA DA ENHENHOCA; - ILUSTRAÇÃO DA ENGENHOCA;
O que faria diferente numa próxima?
AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE ESPAÇOS.
Como foi a participação dos estudantes?
ANIMADOS; CURIOSOS; CRIATIVOS;
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO; AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO;
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar
Da minha janela
Autoria
Profª Isildinha Stambowisky
Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Vejo da minha janela…
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Componente Currícular
Alfabetização
“Lolo Barnabé”
Autoria
Professora Roberta
Idade dos participantes
8 e 9 anos
Componente Currícular
Ciências etc, História, Língua Portuguesa
Amoras – Emicida
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
JANELA PARA O FUTURO
Autoria
Suellen Alves
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Ei, ei, ei Vanderlei
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Idade dos participantes
8 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa