Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

Cada aluno tinha uma visão sobre os robôs e como eles poderiam ser úteis/prejudiciais

Autoria

Guilherme Castro

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

20

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Cultura digital
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Tema: Os robôs e IAs são nossos amigos ou inimigos? Livro: Meu amigo robô. A partir da habilidade da BNCC: (EF07CI01)

Roda Mão na Massa

Provocação

Qual é a opinião dos alunos sobre robôs e IAs? Eles são bons ou ruins para as pessoas?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usamos os kits, solicitamos eles para o Instituto catalisador e os recebemos.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada aluno teve um momento para explicar se o robô que criou era bom ou ruim, como ele deveria se parecer e qual era sua função (Benéfica ou prejudicial).

O que faria diferente numa próxima?

Perguntas mais engajantes

Como foi a participação dos estudantes?

Foram bem participativos e interessados em suas invenções

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Acredito que a atividade os ajudou a refletir sobre os papéis dos robôs/IAs e tecnologias na sociedade e nas relações com os humanos

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Se criança governasse o mundo

    Autoria

    Melina Santos

    Idade dos participantes

    Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos

    Componente Currícular

    Geografia, História, Matemática

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional