Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

Cada aluno tinha uma visão sobre os robôs e como eles poderiam ser úteis/prejudiciais

Autoria

Guilherme Castro

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

20

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Cultura digital
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Tema: Os robôs e IAs são nossos amigos ou inimigos? Livro: Meu amigo robô. A partir da habilidade da BNCC: (EF07CI01)

Roda Mão na Massa

Provocação

Qual é a opinião dos alunos sobre robôs e IAs? Eles são bons ou ruins para as pessoas?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usamos os kits, solicitamos eles para o Instituto catalisador e os recebemos.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada aluno teve um momento para explicar se o robô que criou era bom ou ruim, como ele deveria se parecer e qual era sua função (Benéfica ou prejudicial).

O que faria diferente numa próxima?

Perguntas mais engajantes

Como foi a participação dos estudantes?

Foram bem participativos e interessados em suas invenções

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Acredito que a atividade os ajudou a refletir sobre os papéis dos robôs/IAs e tecnologias na sociedade e nas relações com os humanos

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar