Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

Cada aluno tinha uma visão sobre os robôs e como eles poderiam ser úteis/prejudiciais

Autoria

Guilherme Castro

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

20

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Cultura digital
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Tema: Os robôs e IAs são nossos amigos ou inimigos? Livro: Meu amigo robô. A partir da habilidade da BNCC: (EF07CI01)

Roda Mão na Massa

Provocação

Qual é a opinião dos alunos sobre robôs e IAs? Eles são bons ou ruins para as pessoas?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usamos os kits, solicitamos eles para o Instituto catalisador e os recebemos.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada aluno teve um momento para explicar se o robô que criou era bom ou ruim, como ele deveria se parecer e qual era sua função (Benéfica ou prejudicial).

O que faria diferente numa próxima?

Perguntas mais engajantes

Como foi a participação dos estudantes?

Foram bem participativos e interessados em suas invenções

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Acredito que a atividade os ajudou a refletir sobre os papéis dos robôs/IAs e tecnologias na sociedade e nas relações com os humanos

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • LÚCIA JÁ VOU INDO

    Autoria

    Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

    Idade dos participantes

    7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

    Componente Currícular

    Geografia, Língua Portuguesa

  • Oficina de férias: O Coiso Estranho

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Eram alunos variados, de seis a nove anos.

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • O Jardim Curioso

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

    Componente Currícular

    Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Criando com Lolo Barnabé e Brisa

    Autoria

    Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Acima de 30 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar