
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Cada aluno tinha uma visão sobre os robôs e como eles poderiam ser úteis/prejudiciais

Autoria
Guilherme Castro

Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes
20
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Cultura digital
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Tema: Os robôs e IAs são nossos amigos ou inimigos? Livro: Meu amigo robô. A partir da habilidade da BNCC: (EF07CI01)
Roda Mão na Massa
Provocação
Qual é a opinião dos alunos sobre robôs e IAs? Eles são bons ou ruins para as pessoas?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos os kits, solicitamos eles para o Instituto catalisador e os recebemos.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Cada aluno teve um momento para explicar se o robô que criou era bom ou ruim, como ele deveria se parecer e qual era sua função (Benéfica ou prejudicial).
O que faria diferente numa próxima?
Perguntas mais engajantes
Como foi a participação dos estudantes?
Foram bem participativos e interessados em suas invenções
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acredito que a atividade os ajudou a refletir sobre os papéis dos robôs/IAs e tecnologias na sociedade e nas relações com os humanos
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar
Da minha janela
Autoria
Profª Isildinha Stambowisky
Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Vejo da minha janela…
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Componente Currícular
Alfabetização
“Lolo Barnabé”
Autoria
Professora Roberta
Idade dos participantes
8 e 9 anos
Componente Currícular
Ciências etc, História, Língua Portuguesa
Amoras – Emicida
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
JANELA PARA O FUTURO
Autoria
Suellen Alves
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Ei, ei, ei Vanderlei
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Idade dos participantes
8 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa