Rodas de Invenções > Relatos de Professores

“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

A percepção singular de cada participante em relação ao mesmo livro contribuiu para a formação de narrativas distintas, cada uma refletindo um olhar único. Nesse contexto, o potencial criativo é imenso.

Autoria

Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

20 anos

Motivações

- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

A obra literária selecionada foi "O Mundo Inteiro", um livro infantil de 2015 distribuído pelo Itaú Cultural. A escolha fundamentou-se nos temas abordados na narrativa, que ressaltam o convívio harmonioso com a natureza, a partir da perspectiva de uma família.

Roda Mão na Massa

Provocação

As perguntas disparadoras tiveram como objetivo compreender a percepção dos alunos em relação à história, que aborda a agricultura familiar e os momentos simples do dia a dia retratados no livro. A partir disso, buscava-se estabelecer um comparativo entre a realidade apresentada na obra e a nossa realidade, dentro de um contexto ambiental. Nesse sentido, as questões formuladas foram as seguintes: "Algum momento do livro chamou a atenção de vocês?"; "Assim como na obra, a chuva e/ou outros eventos meteorológicos já impactaram o dia a dia de vocês? De que forma?"; e "Quais problemas ambientais poderiam impactar seriamente a vida das pessoas retratadas no livro?". A pergunta principal foi a última, pois a proposta do próximo tópico é criar máquinas que possam combater os problemas ambientais mencionados, como enchentes, calor intenso e ventos fortes.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Para essa etapa, utilizei dois kits, dividindo a turma em dois grupos. A partir dos materiais disponíveis no kit, a roda mão na massa foi realizada com sucesso.

Para esse momento, foi pedido que os alunos utilizassem os materiais para confeccionar uma máquina/equipamento/objeto que pudesse combater ou mitigar o efeito de algum evento meteorológico que pudesse prejudicar a vida daquelas pessoas mostradas no livro. O único pré-requisito era inserir um título com dois nomes e que remetesse ao imaginário, além de ser incentivado que as invenções poderiam ser coisas impossíveis na realidade. Como resultado, tivemos o Trator-Tatu e a Hélice Super Galáctica do Dragão.

Parte mão na massa: Hélice Super Galáctica do Dragão

 

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Nesse momento, os alunos apresentaram suas invenções a partir das discussões iniciais. A ideia era que todos contribuíssem com as invenções um do outro, com elogios e percepções.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Tivemos dois resultados interessantes. O primeiro, com a máquina Trator-Tatu, era feito para impedir desabamentos de terra, uma vez que entrava dentro do solo para realizar trabalhos essenciais. O segundo, foi a hélice super galáctica do dragão, feita exclusivamente para amenizar as ondas de calor na região.

O que faria diferente numa próxima?

Esse projeto foi desenvolvido em uma turma pequena, composta por alunos de graduação. Nesse sentido, realizar essa roda com mais estudantes seria muito interessante.

Como foi a participação dos estudantes?

Eles foram muito participativos desde o momento da leitura até as rodas de narrativa, o que facilitou a aplicação.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A ideia principal era buscar uma reflexão sobre como os eventos climáticos extremos estão afetando nosso dia a dia, a partir de uma leitura que mostra pessoas vivendo em harmonia com alguns eventos, como chuvas. Esse comparativo era importante para chegar em outras discussões. Além disso, estimula o pensamento criativo e crítico em relação ao que está ocorrendo no país e no mundo.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar