Rodas de Invenções > Relatos de Professores
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
A percepção singular de cada participante em relação ao mesmo livro contribuiu para a formação de narrativas distintas, cada uma refletindo um olhar único. Nesse contexto, o potencial criativo é imenso.
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Idade dos participantes
20 anos
Motivações
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
A obra literária selecionada foi "O Mundo Inteiro", um livro infantil de 2015 distribuído pelo Itaú Cultural. A escolha fundamentou-se nos temas abordados na narrativa, que ressaltam o convívio harmonioso com a natureza, a partir da perspectiva de uma família.
Roda Mão na Massa
Provocação
As perguntas disparadoras tiveram como objetivo compreender a percepção dos alunos em relação à história, que aborda a agricultura familiar e os momentos simples do dia a dia retratados no livro. A partir disso, buscava-se estabelecer um comparativo entre a realidade apresentada na obra e a nossa realidade, dentro de um contexto ambiental. Nesse sentido, as questões formuladas foram as seguintes: "Algum momento do livro chamou a atenção de vocês?"; "Assim como na obra, a chuva e/ou outros eventos meteorológicos já impactaram o dia a dia de vocês? De que forma?"; e "Quais problemas ambientais poderiam impactar seriamente a vida das pessoas retratadas no livro?". A pergunta principal foi a última, pois a proposta do próximo tópico é criar máquinas que possam combater os problemas ambientais mencionados, como enchentes, calor intenso e ventos fortes.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Para essa etapa, utilizei dois kits, dividindo a turma em dois grupos. A partir dos materiais disponíveis no kit, a roda mão na massa foi realizada com sucesso.
Para esse momento, foi pedido que os alunos utilizassem os materiais para confeccionar uma máquina/equipamento/objeto que pudesse combater ou mitigar o efeito de algum evento meteorológico que pudesse prejudicar a vida daquelas pessoas mostradas no livro. O único pré-requisito era inserir um título com dois nomes e que remetesse ao imaginário, além de ser incentivado que as invenções poderiam ser coisas impossíveis na realidade. Como resultado, tivemos o Trator-Tatu e a Hélice Super Galáctica do Dragão.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Nesse momento, os alunos apresentaram suas invenções a partir das discussões iniciais. A ideia era que todos contribuíssem com as invenções um do outro, com elogios e percepções.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Tivemos dois resultados interessantes. O primeiro, com a máquina Trator-Tatu, era feito para impedir desabamentos de terra, uma vez que entrava dentro do solo para realizar trabalhos essenciais. O segundo, foi a hélice super galáctica do dragão, feita exclusivamente para amenizar as ondas de calor na região.
O que faria diferente numa próxima?
Esse projeto foi desenvolvido em uma turma pequena, composta por alunos de graduação. Nesse sentido, realizar essa roda com mais estudantes seria muito interessante.
Como foi a participação dos estudantes?
Eles foram muito participativos desde o momento da leitura até as rodas de narrativa, o que facilitou a aplicação.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A ideia principal era buscar uma reflexão sobre como os eventos climáticos extremos estão afetando nosso dia a dia, a partir de uma leitura que mostra pessoas vivendo em harmonia com alguns eventos, como chuvas. Esse comparativo era importante para chegar em outras discussões. Além disso, estimula o pensamento criativo e crítico em relação ao que está ocorrendo no país e no mundo.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Feijão Suculento
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.
Componente Currícular
Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Engenhocas para um mundo melhor
Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano
Idade dos participantes
8/9
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática
Aula de Português mão na massa – Fake News
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Tecnologia
Barco da Criatividade
Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello
Idade dos participantes
18-70
Componente Currícular
Tecnologia
Rodas de Invenções e Mitologia Grega
Autoria
Pamella Matos e Simone Ledermann
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
História
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Autoria
Profª Sandra Elias
Idade dos participantes
7 a 10 anos
Componente Currícular
Tecnologia
Respondendo perguntas difíceis
Autoria
Marina Braga
Idade dos participantes
7 anos
Componente Currícular
Arte, Projeto Interdisciplinar
Da Minha Janela
Autoria
Liana, Simone e Pamella
Idade dos participantes
Adultos / Professores
Componente Currícular
Formação de Professores