Rodas de Invenções > Relatos de Professores

O Jardim Curioso

O engajamento dos estudantes, e as construções com o intuito de transformar o bairro, o povoado, a comunidade, a escola, etc. Jovens com senso de cidadania e participação, que têm interesse em criar e colocar a mão na massa, seja dentro ou fora da sala de aula!

Autoria

Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

Motivações

- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Filosofia
História
Projeto Interdisciplinar
Sociologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Utilizamos o livro "O Jardim Curioso", de Peter Brown. A Roda foi rodada em escolas municipais de Baianópolis (BA), e escolhemos essa leitura porque a personagem, Liam, um menino extremamente curioso conseguiu mobilizar as pessoas e transformar um pedacinho do seu bairro. Com essa proposta queríamos nos aproximar dos estudantes e instigá-los a imaginar, criar e inventar com a mão na massa.

Roda Mão na Massa

Provocação

Imagine se.. vocês pudessem espalhar algo para deixar a sua escola ou bairro mais: eficaz, efetivo, ético, belo... O que seria? Como seria? Não rodamos a Roda com os professores, mas elaboramos uma provocação para eles: Liam era um menino curioso, que conseguiu transformar uma curiosidade em algo concreto, que mudou sua cidade. Usando as peças crie um objeto (pode ser uma máquina, um artefato, uma engenhoca mágica) que pudesse aguçar a curiosidade de todos os seus alunos! Como esse objeto seria? Quais seriam suas funcionalidades mágicas? Como ele funcionaria?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções, viabilizado pelo Instituto Brasil Agro.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Em grupos, fizemos um compartilhamento coletivo, a partir das seguintes perguntas disparadoras: O que vocês vêem na construção dos seus colegas? Como vocês descreveriam a construção dos seus colegas a partir do que observaram? Que perguntas vocês têm sobre a construção dos seus colegas?

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Nessa Roda surgiram muitas propostas interessantes, como a construção de uma praça para o povoado de uma das escolas que estávamos. O professor de história dos estudantes estimulou a discussão, que também está presente, de certa forma, no livro O Jardim Curioso: a final, quais são os espaços de lazer que temos? O que é um espaço de lazer? Quem viabiliza? Por que é importante? E o resultado foi a construção de uma praça muito linda!

O que faria diferente numa próxima?

Nada.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aumentaram o repertório sobre as possibilidades de lazer, cultura, acesso e direitos. Potencializaram a criatividade por meio de conversas e debates significativos.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar