Rodas de Invenções > Relatos de Professores
O Jardim Curioso
O engajamento dos estudantes, e as construções com o intuito de transformar o bairro, o povoado, a comunidade, a escola, etc. Jovens com senso de cidadania e participação, que têm interesse em criar e colocar a mão na massa, seja dentro ou fora da sala de aula!
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Filosofia
História
Projeto Interdisciplinar
Sociologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Utilizamos o livro "O Jardim Curioso", de Peter Brown. A Roda foi rodada em escolas municipais de Baianópolis (BA), e escolhemos essa leitura porque a personagem, Liam, um menino extremamente curioso conseguiu mobilizar as pessoas e transformar um pedacinho do seu bairro. Com essa proposta queríamos nos aproximar dos estudantes e instigá-los a imaginar, criar e inventar com a mão na massa.
Roda Mão na Massa
Provocação
Imagine se.. vocês pudessem espalhar algo para deixar a sua escola ou bairro mais: eficaz, efetivo, ético, belo... O que seria? Como seria? Não rodamos a Roda com os professores, mas elaboramos uma provocação para eles: Liam era um menino curioso, que conseguiu transformar uma curiosidade em algo concreto, que mudou sua cidade. Usando as peças crie um objeto (pode ser uma máquina, um artefato, uma engenhoca mágica) que pudesse aguçar a curiosidade de todos os seus alunos! Como esse objeto seria? Quais seriam suas funcionalidades mágicas? Como ele funcionaria?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções, viabilizado pelo Instituto Brasil Agro.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Em grupos, fizemos um compartilhamento coletivo, a partir das seguintes perguntas disparadoras: O que vocês vêem na construção dos seus colegas? Como vocês descreveriam a construção dos seus colegas a partir do que observaram? Que perguntas vocês têm sobre a construção dos seus colegas?
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Nessa Roda surgiram muitas propostas interessantes, como a construção de uma praça para o povoado de uma das escolas que estávamos. O professor de história dos estudantes estimulou a discussão, que também está presente, de certa forma, no livro O Jardim Curioso: a final, quais são os espaços de lazer que temos? O que é um espaço de lazer? Quem viabiliza? Por que é importante? E o resultado foi a construção de uma praça muito linda!
O que faria diferente numa próxima?
Nada.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aumentaram o repertório sobre as possibilidades de lazer, cultura, acesso e direitos. Potencializaram a criatividade por meio de conversas e debates significativos.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar