Rodas de Invenções > Relatos de Professores

O que faz de um pássaro um pássaro?

Apesar de tão pequenos, conseguiram entender a proposta de usar um objeto diferente e misturá-lo com as características de um pássaro. Fiquei muito feliz com as produções deles.” – Dayanne, educadora

Autoria

Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

Contexto

Organização social

Idade dos participantes

4 e 5 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Levantar novas perguntas

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

O tema da Roda era Pássaros, mesmo tema da trilha de aprendizagem da turma da educadora Dayanne. A leitura foi escolhida a partir da provocação, que instigava as crianças a misturar pássaros com outros animais e outras coisas. Como as crianças era bem pequenas, decidimos ler o trecho inicial do livro "A fada que tinha ideias", no qual a fadinha Clara Luz transforma um bule em pássaro.

Roda Mão na Massa

Provocação

Para trazer um elemento lúdico e estimular a imaginação dos alunos, que têm apenas 4 e 5 anos, propusemos que elaborassem pássaros inusitados, misturando as partes que compõe as aves, como bico e asas, às formas existentes (árvores, outros animais, carros, etc). Para instigar sua criatividade, fazíamos perguntas. Como seria um pássaro-polvo? Ele sabe nadar? E uma ave-árvore?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usamos como base peças de madeira cortadas em diferentes formatos, como árvores, carros e animais. Oferecemos também tecidos, barbantes, botões, elementos da natureza, pequenas peças em mdf e cheniles aramados. A professora utilizou cola quente para colar as partes para as crianças.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Fizemos uma roda e cada participante mostrou sua ave e contou como ela se chamava e quais eram suas caracteríacas. As educadoras iam fazendo perguntas para aprofundar os relatos.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Surgiram pássaros borboleta, pássaro polvo, pássaro estrela...

O que faria diferente numa próxima?

Antes do compartilhamento coletivo, teria gravado cada criança falando sobre sua ave.

Como foi a participação dos estudantes?

As crianças encararam a tarefa com tranquilidade e entusiasmo, sempre atentos para não faltarem as características dos pássaros, que eles haviam aprendido ao longo da trilha.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam a dividir os materiais com os colegas, a imaginar seres impossíveis, e a traduzir suas ideias na forma de construções tridimensionais, testando as materialidades disponíveis.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar