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O que faz de um pássaro um pássaro?
“Apesar de tão pequenos, conseguiram entender a proposta de usar um objeto diferente e misturá-lo com as características de um pássaro. Fiquei muito feliz com as produções deles.” – Dayanne, educadora

Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

Contexto
Organização social

Idade dos participantes
4 e 5 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Levantar novas perguntas
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
O tema da Roda era Pássaros, mesmo tema da trilha de aprendizagem da turma da educadora Dayanne. A leitura foi escolhida a partir da provocação, que instigava as crianças a misturar pássaros com outros animais e outras coisas. Como as crianças era bem pequenas, decidimos ler o trecho inicial do livro "A fada que tinha ideias", no qual a fadinha Clara Luz transforma um bule em pássaro.
Roda Mão na Massa
Provocação
Para trazer um elemento lúdico e estimular a imaginação dos alunos, que têm apenas 4 e 5 anos, propusemos que elaborassem pássaros inusitados, misturando as partes que compõe as aves, como bico e asas, às formas existentes (árvores, outros animais, carros, etc). Para instigar sua criatividade, fazíamos perguntas. Como seria um pássaro-polvo? Ele sabe nadar? E uma ave-árvore?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos como base peças de madeira cortadas em diferentes formatos, como árvores, carros e animais. Oferecemos também tecidos, barbantes, botões, elementos da natureza, pequenas peças em mdf e cheniles aramados. A professora utilizou cola quente para colar as partes para as crianças.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Fizemos uma roda e cada participante mostrou sua ave e contou como ela se chamava e quais eram suas caracteríacas. As educadoras iam fazendo perguntas para aprofundar os relatos.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Surgiram pássaros borboleta, pássaro polvo, pássaro estrela...
O que faria diferente numa próxima?
Antes do compartilhamento coletivo, teria gravado cada criança falando sobre sua ave.
Como foi a participação dos estudantes?
As crianças encararam a tarefa com tranquilidade e entusiasmo, sempre atentos para não faltarem as características dos pássaros, que eles haviam aprendido ao longo da trilha.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a dividir os materiais com os colegas, a imaginar seres impossíveis, e a traduzir suas ideias na forma de construções tridimensionais, testando as materialidades disponíveis.