
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
O que você faz com uma ideia?
Foi muito legal ver que as crianças se conectaram com o tema e com a provocação. Surgiram engenhocas muito criativas e pertinentes!

Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

Contexto
Escola pública
Organização social

Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Motivações
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro 'O que você faz com uma ideia?' de Kobi Yamada
Roda Mão na Massa
Provocação
Uma ideia transforma o mundo! O que você construiria para tornar o mundo um lugar mais legal, mais bonito, mais divertido, mais interessante? Você já teve uma ideia? Tente representá-la utilizando os materiais.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizamos o Kit Rodas de Invenções.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os estudantes registraram em filipetas o nome de sua invenção, para que serve e fizeram um desenho representando-a.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma criança construiu uma espécie de torre, de antena, que espalha alegria para as pessoas tristes.
O que faria diferente numa próxima?
Seria interessante testar esta proposta com outros materiais e componentes eletrônicos.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos participaram com muita alegria e engajamento.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a pensar criativamente e a descobriram que têm boas ideias.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar